Depois de ter apostado em carros de polícia com câmaras para combater o estacionamento abusivo, a Câmara Municipal do Porto reforçou novamente o combate a este flagelo.
Durante a cerimónia de celebração dos 85 anos da Polícia Municipal do Porto, foi anunciado que a partir de janeiro de 2024 a STCP vai passar a fiscalizar o estacionamento nos corredores BUS e nas paragens de autocarro.
Este novo modelo de fiscalização resulta de um acordo existente desde 2004. Ao abrigo deste a fiscalização já vinha sendo feita por equipas compostas por elementos dos STCP e da Polícia Municipal.
É precisamente este acordo com quase 20 anos que levou Rui Moreira a afirmar: “estamos a reatar quase uma pré-existência. Isto já existiu no Porto, este modelo (…) não é uma nova legislação”.
Rui Moreira recordou ainda que este modelo de fiscalização já existe em Braga e também foi posto em prática em Lisboa.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo António Leitão da Silva, o comandante da Polícia Municipal do Porto, o protocolo “Via Livre” permite que fiscais da STCP “devidamente formados e acreditados façam a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos”.
António Leitão da Silva revelou ainda que a fiscalização será assegurada por, pelo menos, 15 fiscais da STCP, estando as equipas a ser constituídas e as viaturas já prontas.