Audi A8 está pronto para 2022

| Revista ACP

Preocupado com todos os detalhes e muitas funções inteligentes, o novo A8 é um pioneiro em tecnologia vanguardista centrada no condutor.

A8-capa

Como sucessor do Audi V8 de finais de 1980, o A8 tem sido o modelo emblemático e mais vanguardista do portefólio da Audi na categoria das limousines de luxo desde 1994. A quarta geração desta limousine de luxo, que a Audi lançou em 2017, elevou-o a um novo patamar no que diz respeito à potência, aparência e equipamento.

No exterior agora reformulado a grelha Singleframe está mais larga e é contornada por arestas cromadas que aumentam de tamanho de baixo para cima. As entradas de ar laterais são mais verticais e com um estilo tão recente quanto os faróis, cujo contorno inferior do lado de fora cria um limite distinto. A arquitetura do tejadilho é plana. As linhas alongadas na carroçaria enfatizam o seu comprimento e os grandes guarda-lamas revelam que o sistema de tração quattro é de série, em todas as versões do modelo. A parte traseira é dominada por grandes zonas cromadas, uma assinatura de luz personalizável com OLEDs digitais e uma faixa de luz contínua segmentada e o difusor no para-choques está mais evidente com quatro saídas de escape.

O novo A8 tem uma distância entre eixos de 3,00 metros, um comprimento de 5,19 metros, uma largura de 1,95 metros e uma altura de 1,47 metros. O S8 é cerca de um centímetro mais comprido. A carroçaria do A8 apresenta o mesmo princípio do Audi Space Frame (ASF), sendo composta por 58% de peças de alumínio.

O interior do A8 é comparável a um lounge espaçoso e amplamente adaptado, como se se tratasse de um agradável open space. Para enfatizar a sua largura, a arquitetura é orientada horizontalmente. O seu estilo continua a ser e de noite o pacote de luz ambiente plus reforça a elegância do interior. Conta com dois ecrãs (10,1 e 8,6 polegadas) e controlo de voz natural. O diálogo começa através do habitual "Olá Audi!".

Relativamente ao motor o A8 está disponível com o motor 3.0 TDI de 286 cavalos e 600 Nm entre as 1750 e as 3250 rpm, trata-se do 50 TDI quattro e o A8 L 50 TDI quattro. Este motor a diesel cumpre o 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Na gasolina encontramos um motor híbrido plug-in TFSIe, que combina o bloco 3.0 TFSI com um motor elétrico. Esta unidade produz cerca de 462 cavalos e 700 Nm. Os modelos que o recebem, Audi A8 60 TFSIe quattro e o A8 L 60 TFSIe quattro, possuem uma aceleração dos 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Seja diesel ou gasolina a velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h.

O topo de gama fica reservado ao modelo mais desportivo o Audi S8 TSFI quattro. Neste encontramos um motor biturbo V8 que debita uma potência de 571 cavalos e um binário máximo de 800 Nm entre as 2050 e as 4500 rpm. A sua aceleração dos 0-100 km/h é de apenas 3,8 segundos. Os flaps de som no sistema de escape tornam o som mais nítido, quando desejado. Além disso, o modelo mais potente da família A8 sai da linha de montagem com equipamento de série particularmente extenso como a suspensão ativa preditiva, o diferencial desportivo e a direção dinâmica nas quatro rodas são propostas de série apenas no S8. Com elementos de design distintos no interior e no exterior, o caráter desportivo acrescenta a sua diferenciação. Todas as motorizações mencionadas anteriormente vêm com tecnologia mild hybrid (MHEV), de série, que utiliza o sistema elétrico principal de 48 volts do A8.

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