O Santa Fé conta com vinte anos de história e, em quatro gerações, já vendeu mais de seis milhões de unidades em todo o mundo. Embora seja uma renovação, o mais recente Santa Fé inaugura uma nova plataforma, conta com motorizações híbridas e plug-in com base no motor a gasolina de 1,6 litros e ainda um atualizado motor diesel 2.2 CRDi com caixa automática de oito velocidades. Com o lançamento do novo Santa Fé, já disponível em Portugal, toda a gama da Hyundai já se encontra eletrificada, dando um importante passo em relação às novas exigências colocadas à indústria automóvel.
Esta nova presença da Hyundai no mundo dos SUV, acaba por ser considerada pelos seus responsáveis, como uma verdadeira montra tecnológica, que permite abraçar formas de energia para mudar o futuro. Um design Premium, com uma presença bastante forte, é prolongado para um interior de muita qualidade, onde o espaço a bordo deste SUV de grandes dimensões é sem dúvida uma referência. Neste momento já estão disponíveis a versões híbrida e diesel, com a chegada do híbrido plug-in a ficar agendada para o próximo mês de julho. A Hyundai Portugal fez um esforço para nivelar os preços do novo Santa Fé, com a versão diesel de 2,2 litros e 202 cv a iniciar a comercialização nos 58.950€. O híbrido com motor a combustão1.6 a gasolina totaliza 230 cv e está à venda a partir de 59.475€. Dentro de três meses chegará a versão híbrida plug-in com 265 cv a partir dos 64.900€, que permite percorrer em modo exclusivamente elétrico 58 km (combinado) ou 69 km (cidade), garantindo ainda emissões de CO2 abaixo dos 37 gramas.
O novo Hyundai Santa Fé é um dos primeiros modelos da marca na Europa a contar com a mais recente plataforma de terceira geração. Desenvolvida com o objetivo de melhorar o desempenho, manuseamento, eficiência de combustível e segurança do veículo, a integração desta plataforma permitiu reduzir significativamente a força aerodinâmica sob o veículo e ainda o seu peso e centro de gravidade. Ao nível da segurança, e aliado ao pacote de segurança ativa Hyundai SmartSense, na eventualidade de ocorrer uma colisão, a plataforma permite que o automóvel absorva o impacto, enquanto minimiza a deformação do espaço dos passageiros. Equipado com tecnologia premium, o novo Santa Fé incorpora o mecanismo de tração integral HTRAC (o “Hyundai Traction”) na motorização plug-in, tornando o manuseamento mais ágil e facilitando a aplicação de binário.
Para além disso, e pela primeira vez, o Hyundai Santa Fé conta com um seletor de modos de terreno, que permite selecionar diferentes formas de condução atendendo às condições do piso (areia, neve ou lama, por exemplo). Através da combinação destes dois instrumentos, é possível reunir diferentes modos de condução, como Eco, Sport ou Comfort, com a tração integral o que consequentemente irá resultar em melhorias na aceleração, estabilidade e eficiência de combustível.