Entrar no novíssimo Volkswagen ID.Buzz é abrir a porta a um novo mundo de tecnologias, com alguma inquietação em relação a tudo o que é novidade e também a um ambiente futurista, mas muito convidativo. Antes de arrancar convém que se familiarize com uma panóplia de tecnologias que serão úteis à condução.
Ao volante, as dimensões do ID.Buzz nem parecem assim tão avantajadas, tal a facilidade de condução, tanto em cidade como num percurso de estrada, mais ou menos sinuoso. O “Pão de Forma” dos tempos modernos acaba por ser intuitivo e muito agradável de manobrar.
Com um interior generoso e inúmeros espaços de arrumação, o Volkswagen ID.Buzz é um 100% elétrico que se conduz de forma agradável. Com balanços curtos da carroçaria, distribuição de peso equilibrada, baixo centro de gravidade e tração traseira, estes são apenas alguns dos elementos que caracterizam o novo familiar multifunções que, para além da versão de passageiros oferece ainda o ID.Buzz Cargo para outro tipo de utilizações, tornando-o assim num companheiro perfeito, independentemente de ser um veículo totalmente elétrico, mas que não causa demasiado stress em termos de autonomia, uma vez que garante percorrer longas distâncias.
A Volkswagen traz o ADN do T1 para o presente e para o futuro. Tal como o primeiro exemplar de 1950, os novos modelos têm um design limpo e funcional, enquanto relembram uma série de emoções. Com o atual modelo, é possível ensinar o ID.Buzz a estacionar sozinho, a procurar a rota mais adequada, planear carregamentos e até “falar com ele” através do controlo de voz.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Tudo parece correr sobre rodas, com este modelo que causa grande impacto por todos os locais por onde passa, combinando na perfeição as tendências mais importantes dos novos tempos, com alguma nostalgia impossível de esquecer.
O herdeiro legítimo do “Pão de Forma” não esquece os seus antepassados, mas mostra-se muito eficaz e cativante neste novo formato dominado por uma frente imponente e uma linha de cintura elevada. A posição de condução, também alta, é excelente e fácil de encontrar, com a visibilidade a facilitar igualmente qualquer tipo de manobra. Apesar das dimensões a brecagem é excelente, para uma condução citadina eficaz. Em estrada o handling do Volkswagen ID-Buzz está a um nível interessante e as respostas em aceleração são positivas.
Com uma potência de 204 cv e um binário de 310 Nm, o ID-Buzz atinge os 145 Km/hora efetuando 10,2 segundos dos 0 aos 100 Km/hora. A autonomia (WLTP) oscila entre os 402 e os 423 km, com um consumo de energia em kWh/100 km: combinado 21,7 - 20,5 (WLTP). O tempo de carregamento num posto de 11 KW demora cerca de 7h30 até aos 100%, enquanto num rápido de 170 KW carrega 80% em cerca de 30 minutos. As encomendas já podem ser feitas, com os preços da First Edition a apontarem para os 66.500€, enquanto a versão Cargo custa 46.500€ mais IVA. A chegada ao mercado está prevista para este outono.