O novo Kuga apresenta um design moderno por dentro e por fora, com todas as versões a oferecerem um aspeto mais distinto e características de design únicas. Também foi introduzida pela primeira vez uma nova versão Kuga Active com um estilo mais robusto e atualizações técnicas para continuar a aventura onde o alcatrão acaba.
Apresentado ao mundo pela primeira vez em 2007 o Kuga rapidamente conquistou o público que procurava uma versão alta do Focus ou do C-Max. Nasceu no início da febre dos SUV e Crossover e rivalizou modelos como o Nissan Qashqai. Prático, espaçoso e útil foram as qualidades que distinguiram o modelo e que o novo Kuga mantém. Agora tem um design mais sólido e confiante que marca diferença pela sua frente nova, com uma grelha frontal de design arrojado, emoldurada por uma barra de luzes LED a toda a largura, disponível em opção, que flui harmoniosamente para os novos faróis 100% LED. A Oval Azul da Ford está agora orgulhosamente colocada ao centro da grelha, enquanto o capô passa a apresentar uma saliência distinta.
O novo design das óticas traseiras em forma de bastão de hóquei invertido complementa os faróis dianteiros, com um elemento opaco que adiciona diferenciação. O novo difusor traseiro e a eliminação da pega do portão da bagageira completam o visual mais sóbrio e sofisticado da secção traseira. Pela primeira vez na gama do Kuga há uma nova versão Active, que se destaca ainda mais pelo seu design exterior e interior únicos, juntamente com melhoramentos específicos para aumentar o desempenho em condições difíceis.
As grandes modificações exteriores passam pela grelha frontal mais pronunciada, apresentar barras verticais largas com acabamento em preto brilhante, complementadas por uma grelha inferior diferenciada, painel de instrumentos e placa de proteção, assinalando a sua atitude mais aventureira. O Kuga Active também apresenta jantes de liga leve exclusivas de 18 e 19 polegadas, com acabamento maquinado e pintado. As novas versões Kuga Active Hybrid e EcoBoost beneficiam de um aumento da altura ao solo de 10 mm à frente e de 5 mm atrás, proporcionando uma distância adicional e que permite ir mais longe, enquanto o modo de condução Trail altera o controlo de tração e a resposta do acelerador para manter a dinâmica em superfícies macias, como areia ou lama.
No interior, o Kuga continua a oferecer um conforto e um carácter prático, agora reforçados por um ambiente mais puro e relaxante. Um interior simplificado, com menos botões físicos, reduz a distração visual do condutor, enquanto fornece os principais controlos e informações com um design nítido e prático. Tanto o painel de instrumentos como as guarnições das portas apresentam agora um elemento decorativo maior com um acabamento exclusivo para cada versão, com novas guarnições e costuras dos bancos a condizer, dependendo da especificação.
O excecional sentido prático do novo Kuga continua a ser um atributo chave, com os bancos da segunda fila dotados de regulação longitudinal em 150 mm, para proporcionar mais de 1 metro de espaço para as pernas nos lugares traseiros, ou até 553 litros de espaço na bagageira, de forma a satisfazer todos os tipos de combinações de passageiros e bagagem.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Tanto o Kuga Plug-In Hybrid como o Kuga Hybrid AWD receberam um motor a gasolina de 2.5 litros e uma transmissão automática power-split melhorada, proporcionando benefícios significativos em termos de desempenho e capacidade de reboque para uma versatilidade ainda maior.
O Kuga Plug-In Hybrid combina a eficiência e o requinte de um propulsor eletrificado com a autonomia e a liberdade de um sofisticado motor de combustão. O motor a gasolina de 2,5 litros, o motor elétrico, o gerador e a bateria de iões de lítio de 14,4 kWh debitam 243 CV e prometem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos, quase dois segundos mais rápido do que anteriormente, sendo que o Kuga Plug-In Hybrid e o Hybrid AWD oferecem a melhor capacidade de reboque da sua classe, com 2.100 kg, o que representa um aumento superior a 30 %. Em modo totalmente elétrico sem recorrer ao motor a combustão este Kuga consegue uma autonomia que ronda os 60 aos 69 km.
Quanto ao novo Kuga Hybrid este não tem a opção de ser carregado por cabos uma vez que possui a função de autocarregamento. A tração pode ser dianteira ou de Tração Integral Inteligente Ford. O motor a gasolina combina-se com um motor elétrico, um gerador e uma bateria que resultam num consumo de combustível de 5,3 a 6,4l/100km, com uma autonomia de até 900 km com um único depósito de combustível e até 64% de condução puramente elétrica em cidade. Existe ainda o motor a gasolina EcoBoost de 1,5 litros da Ford, que oferece 150 CV e uma condução puramente a gasolina.
O novo Kuga representa mais um avanço no percurso da Ford rumo a uma gama de veículos de passageiros e de veículos comerciais 100% elétricos na Europa até 2035. Uma gama abrangente com várias apostas a combustão, incluindo opções híbridas plug-in e 100% híbridas. Em Portugal o modelo vai estar disponível para encomenda até ao final de janeiro de 2024.