Soluções práticas e familiares, cruzam-se com recursos tecnológicos de ponta, que tornam o Skoda Karoq num SUV ambicionado, onde existe sempre um perfume de aventura. Concebido para diversos tipos de utilizações, onde a cidade está dentro dos planos, o Karoq embala essencialmente para longas viagens, onde o fora de estrada também está dentro dos planos, nem sendo sequer necessário optar pela versão 4x4. Bem construído e com boa montagem, este é mais um Skoda que enaltece o orgulho do fabricante checo, que faz sempre questão de comprovar a qualidade dos seus produtos.
A geração de 2022 pouco difere do Karoq anterior em termos visuais, onde um cuidado facelift vinca a elegância e robustez do modelo que oferece um excelente coeficiente aerodinâmico. Uma frente onde se destaca a nova grelha e uns faróis redesenhados, bem como na secção traseira, o novo Karoq conta igualmente com um interior mais tecnológico e com novas cores, onde o espaço, conforto e soluções de habitabilidade ao modo da Skoda, são na verdade tentadoras. Um SUV familiar, mas atrevido, respira ambição para mais uns anos de sucesso.
Em termos de motorizações, o Skoda Karoq oferece motores diesel e a gasolina, deixando para já de parte propostas eletrificadas, embora exiba umas novas jantes que poderão dar ideia das mais recentes propostas elétricas da marca. Para Portugal a grande aposta vai para a motorização a gasolina de 1,0 litros de 110 cv com caixa manual de seis velocidades, embora exista a mais potente TSI de 1,5 litros com sistema de desativação de dois cilindros (ACT), que debita 150 cv de potência, com caixa manual de seis velocidades, ou automática DSG de sete relações, isto para já não falar do 2.0 TSI 4x4 com 190 cv e caixa DSG. Os motores da geração EVO do Grupo Volkswagen, contam também com propostas Diesel de 2,0 litros com 116 cv ou 150 cv, esta última com tração 4x4.
No interior, a atualização do Skoda Karoq inclui uma escolha mais ampla de cores e de materiais para os níveis de equipamento Ambition e Style, que recebem novos acabamentos no tablier e nos painéis das portas. O Karoq Ambition, por exemplo, distingue-se pelo novo acabamento Unique Chrome no tablier e com a nova linha de design nos painéis das portas. Adicionalmente aos estofos pretos (de série), os bancos podem ser revestidos em microfibra em preto ou em pele também em preto. Estas duas opções estão também disponíveis para o Karoq Style. Em alternativa, os bancos de série forrados em tecido preto neste nível de equipamento podem ser substituídos por bancos em pele beije. O tablier recebe frisos decorativos em Preto Piano e os painéis das portas surgem com design Linear Diamonds suave ao tato.
Seguindo as pegadas do Kodiaq, o Karoq foi o segundo SUV da Skoda e tem desempenhado um papel primordial no sucesso do fabricante checo desde o seu lançamento em 2017. Foi o SUV mais vendido da marca em 2020 e o segundo melhor modelo a seguir ao Octavia. Até hoje, saíram da linha de produção mais de meio milhão de unidades Karoq.