A Dacia renova a oferta no segmento dos citadinos e dos compactos através destes três novos modelos. Os Sandero, Sandero Stepway e Logan, apesar de apresentarem as mesmas dimensões exteriores, oferecem mais modernidade, generosidade e polivalência, sem descurarem os princípios fundamentais da marca: simplicidade e fiabilidade.
Mudaram de plataforma e propõem um nível acrescido de equipamentos, mais sistemas de segurança ativa e passiva, novas motorizações (entre elas uma bicarburação gasolina/GPL), uma nova caixa automática e uma inédita caixa manual de 6 velocidades.
Com um design exterior mais musculado, o Sandero Stepway é imediatamente identificável através de um capô específico, nervurado e mais curvo, pelo logótipo Stepway cromado sob a grelha dianteira e pelas aletas curvas logo acima das luzes de nevoeiro. Os para-choques dianteiro e traseiro integram um resguardo em cor de metal.
Este modelo exibe os códigos de design do mundo dos crossovers, com uma distância ao solo sobrelevada de 174 mm (+ 41 mm relativamente ao Sandero, sobretudo graças a um diâmetro de pneus aumentado), às barras de tejadilho com logótipo, aos imponentes alargadores das cavas de rodas e às embaladeiras reforçadas com uma textura específica. No interior, os estofos com logótipo Stepway estão decorados com inserções em material têxtil e listas laranja nos contrafortes das portas e do painel de bordo.
Totalmente novo, o design do Logan é mais fluido, graças a um comprimento total com mais 3,6 cm, uma maior distância entre eixos e uma reduzida distância do vão traseiro. De perfil, parece mais esguio, graças ao para-brisas mais inclinado e ao tejadilho 1 centímetro mais baixo. A assinatura luminosa em Y e o design mais qualitativo de alguns elementos, como os puxadores das portas, são caraterísticas idênticas às do novo Sandero. Trata-se de um veículo familiar que cuida dos ocupantes. O raio ao nível dos joelhos dos passageiros traseiros aumentou 42 mm, tornando-se assim num dos maiores do mercado.
Nas costas dos novos bancos dianteiros, uma mesa tipo avião inclui um porta-bebidas, sendo que o seu comprimento é ajustável em 70 mm, para se adaptar à morfologia e às necessidades de cada um. A bagageira é uma das maiores do mercado (segmento B), com uma capacidade de 528 litros. Para facilitar o acesso, o limiar de carga foi rebaixado 19 milímetros.
Os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan oferecem três verdadeiros lugares de adulto atrás, um banco traseiro rebatível 1/3-2/3, consoante as versões, e uma bagageira realmente familiar. No Sandero, o porta-bagagens tem uma capacidade de 328L (310L+18L), sendo dotado de um piso com duplo nível (consoante as versões). A nova plataforma modular CMF utilizada pelos novos Sandero, Sandero Stepway e Logan oferece uma melhor resistência e rigidez, com um peso reduzido.
A gama de motores a gasolina cumpre a norma Euro 6D-Full que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021: SCe 65 (não disponível no Sandero Stepway) - 3 cilindros 1,0L atmosférico, motor de entrada de gama, associado a uma caixa manual de 5 velocidades; TCe 90: 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática do tipo CVT e TCe 100 ECO-G: um novo bloco de 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, com bicarburação GPL, associado a uma caixa manual de 6 velocidades. O sistema Stop&Start está disponível em todos os motores e pode ser desativado manualmente, através do botão situado no centro do painel de bordo.