Depois de dois episódios em que os carregamentos dos automóveis elétricos estiveram em destaque, Mário Martins da Silva, responsável pelas relações internacionais do ACP, e Júlio Santos, jornalista especializado no setor automóvel abordam a evolução dos automóveis familiares.
O debate começa com a transformação dos carros familiares, destacando o crescimento dos SUV, que surgiram como uma alternativa aos modelos convencionais.
Júlio Santos destaca as mudanças nos hábitos de consumo e nas necessidades da sociedade e como estas levaram à ascensão dos SUV.
O avanço da eletrificação é outro ponto abordado, com especial destaque para o aumento da autonomia e como isso tem permitido que carros elétricos sejam, cada vez mais, viáveis para viagens longas.
Também a influência das marcas chinesas no mercado europeu esteve em destaque, com Mário Martins da Silva e Júlio Santos a apontarem os diversos motivos do sucesso destes construtores.
Críticos da lentidão dos construtores europeus na adaptação a estes novos desafios, os dois convidados deste podcast abordam também o futuro da mobilidade.
Ambos acreditam que esse futuro passa por carros elétricos mais pequenos e leves, mas também pelos SUV.
Por fim, Mário Martins da Silva e Júlio Santos abordam ainda a tecnologia de condução autónoma, com ambos a reconhecem que ainda existam desafios técnicos e legais significativos para a sua imposição no mercado.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas