O impacto do frio na autonomia de um carro elétrico

Como atuar nas temperaturas mais baixas

A ansiedade relacionada com a autonomia é um dos problemas mais destacados ao decidir pela eletrificação. Esta questão revela-se ainda mais importante em contextos marcados por temperaturas muito baixas. São múltiplos os estudos que demonstram o impacto negativo do frio na autonomia de um carro elétrico. Conheça os seus efeitos e algumas das dicas que ajudam a contornar este problema.

O frio na autonomia de um carro elétrico: o que dizem os estudos?

A autonomia dos automóveis elétricos é um dos fatores centrais a ter em consideração no momento de escolher a melhor solução para as suas necessidades de mobilidade. Para equacionar devidamente esta variável, deve saber qual a distância que o seu modelo permite, de facto, realizar com apenas um carregamento.

Importa enfatizar que a autonomia real dos veículos (na sua utilização quotidiana) é, regra geral, inferior ao valor de homologação anunciado pelas marcas. Isto porque a energia despendida pelo motor elétrico não é exclusivamente canalizada para a movimentação do carro. É também utilizada para alimentar os sistemas de bordo ou para climatizar o habitáculo.

Neste cenário, torna-se imprescindível conhecer o impacto do frio na autonomia de um carro elétrico. De acordo com um estudo conduzido pela American Automobile Association (AAA) relativo a um estudo com cinco modelos elétricos, as temperaturas baixas reduzem significativamente a capacidade das baterias. Esta análise tomou como referência os valores registados num ambiente considerado ótimo (de 24 °C):   

  • Sujeitos a uma temperatura de -6,7 °C e a utilizar o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) os veículos perdem em média 41% de autonomia.
  • Sujeitos às mesmas condições climatéricas, mas sem o sistema de AVAC ligado, os automóveis perdem em média 12% da sua autonomia.

A Norwegian Automobile Federation (NAF) avaliou 20 modelos elétricos em condições de inverno. O estudo demonstrou as seguintes conclusões:

  • Em média, a autonomia dos veículos elétricos reduz cerca de 18,5% em ambientes frios.
  • As temperaturas baixas aumentam o tempo médio de carregamento das baterias.

A importância de vários fatores

O impacto negativo do frio na autonomia de um carro elétrico deve-se a mais do que um fator: 

  • Estas temperaturas influem diretamente nas reações químicas das baterias — migrações de uns elétrodos para outros. Com o frio, essas reações tornam-se mais lentas, resultando na redução da autonomia.
  • As quebras verificadas na capacidade das baterias devem-se, também, à energia necessária para o aquecimento do líquido de refrigeração.
  • Em comparação com o que se verifica nos carros com motor de combustão, os componentes de acionamento dos elétricos geram muito menos calor residual para, em climas frios, climatizar adequadamente o habitáculo. Assim, os sistemas de aquecimento e de ventilação revelam-se menos eficientes.

Dicas úteis para contornar os efeitos do frio na autonomia de um carro elétrico

A otimização contínua da eficiência das baterias é uma das prioridades das marcas. Porém, as consequências do clima frio na autonomia de um carro elétrico são fatores impeditivos para muitos potenciais utilizadores.

Alguns cuidados podem ajudar a minimizar as repercussões deste fenómeno:

  • Dê preferência aos modelos equipados de série com bomba de calor (por vezes, surge como “opcional” na aquisição). Esta estrutura, que reutiliza o calor emitido pelo sistema de propulsão elétrica e pelos componentes eletrónicos, é mais eficiente do que os sistemas de aquecedor de habitáculo com resistências elétricas. Estes últimos utilizam alta tensão com potências a rondar os 3000/3500 W, levando a significativas perdas de autonomia.
  • Sempre que possível, o carregamento do veículo deve ser efetuado a uma temperatura apropriada para o efeito — preferencialmente, entre os 10 °C e os 30 °C. Manter o carro protegido numa garagem pode tornar-se bastante útil.
  • Se o veículo elétrico tiver a funcionalidade de pré-aquecimento (muitas vezes através de uma app), acione-a antes da utilização.
  • Uma das melhores formas de atenuar o impacto do frio na autonomia de um carro elétrico é limitar a utilização do sistema de aquecimento, na medida do possível.
  • A condução suave, com velocidades controladas, aumenta substancialmente a capacidade da bateria em condições climatéricas adversas.

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