Uma das preocupações mais prevalentes entre quem pretende aderir à eletrificação é, decerto, o carregamento. Especialmente em viagens longas ou em locais desconhecidos. Revela-se, portanto, crucial compreender quais são os países mais bem preparados para viagens de automóveis elétricos. Descubra, então, alguns aspetos relevantes a considerar ao viajar e efetuar carregamentos na Europa.
Quais são os melhores países para efetuar carregamentos na Europa?
Perante a tendência de substituição dos veículos a gasolina ou diesel por elétricos, os países europeus preparam-se para a transição. Aliás, muitos até implementam incentivos e benefícios, tanto para privados como para empresas, procurando investir na eficiência energética.
A Uswitch compilou e comparou dados para determinar quais são os países mais bem preparados para viagens de automóveis elétricos, na Europa. Neles incluem-se, a saber:
Países Baixos
Apresentam uma das melhores políticas de promoção de elétricos, com o intuito de atingirem as zero emissões, até 2030. Além disso, oferecem múltiplos benefícios fiscais, a par de infraestruturas de apoio. Constituem o país com mais postos de carregamento (82.000), disponibilizando 24,15 postos a cada 10 km2. Ademais, o custo anual de carregamento, tendo em conta o modelo mais popular, é de 185 €. As suas redes de carregamento principais são a Fastned e a Vattenfall.
Croácia
Embora não tenha um grande mercado de veículos elétricos, a Croácia apresenta condições favoráveis, nomeadamente 900 postos de carregamento para uma pequena população (cerca de 4 milhões de habitantes). A sua principal rede de carregamentos é a ELEN.
Letónia
Durante a pandemia, a Letónia recebeu um pico de vendas de elétricos, o que era expectável perante as suas robustas infraestruturas. Este país focou-se na criação de postos de carregamento rápido (69,6% do total). Além disso, o seu custo de carregamento anual é de 202€.
Hungria
A MEKH (Hungarian Energy and Public Utility Regulatory Authority) contabilizou, em 2021, um crescimento de 33,6% nos postos públicos de carregamento. Assim, o mercado húngaro de automóveis elétricos está em expansão (1 em cada 20 veículos vendidos é elétrico ou híbrido). Ademais, oferece 2.541 postos de carregamento e o custo anual de carregamento é de 195 €. As suas principais redes são a Mol Plugee e a PARKL.
Estónia
A Estónia foi o primeiro país a implementar uma rede nacional de postos de carregamento de elétricos. Em 2021, criou ainda a Enefit Volt, que permitiu que o país atingisse uma capacidade de carregamento rápido de 17,3%, a maior do continente europeu. Além disso, o custo anual de carregamentos é de 190,79 €.
Outros países de destaque para viagens e carregamentos na Europa
A Eslováquia dispõe de 1.367 estações de carregamento para pouco mais de 3.000 veículos elétricos residentes. Por sua vez, a República Checa, com 1.400 postos, pretende construir mais 3.000 até 2025. As suas principais redes são o CEZ Group e o Orlen Charge.
A ODD registou uma subida de 243,9% nas vendas de elétricos na Turquia, em comparação com o período homólogo. Afinal, este é o país com o custo anual de carregamento mais baixo (apenas 164,49 €).
A Itália (com 25.000 postos) é o lar da primeira autoestrada para carregamento de carros elétricos do mundo, capaz de os carregar durante a condução. Apresenta 0,78 postos de carregamento a cada 10 km2 e as suas redes principais são a BeCharge e a Enel X.
Já na Suécia (com 14.000 postos) nasceu a primeira estrada para carregamento em andamento. No Luxemburgo e na Suíça (com 8.100 postos), surgem cerca de 6,87 e 1,97 estações de carregamento a cada 10 km2, respetivamente.
Número de postos de carregamento e redes noutros países europeus:
Que países estão menos preparados para receber carros elétricos?
Não obstante os notórios avanços nos últimos anos relativamente à eletrificação, são múltiplos os países que ainda verificam atrasos, como, por exemplo: Irlanda, Chipre, Grécia, Islândia e Dinamarca.
Na Irlanda, a título ilustrativo, apesar da elevada adesão aos elétricos, as infraestruturas de apoio são, sem dúvida, insuficientes (existem 1.372 pontos de carregamento e 13,96 viaturas por cada um), obrigando a que 80% dos carregamentos sejam domésticos. Além disso, o preço anual de carregamento nos postos é muito elevado (565€). Aqui, poderá encontrar pontos de EasyGo, ESB ecars e GoCharge.
De igual modo, na Islândia, apesar da adesão massiva à eletrificação, existem apenas 904 postos de carregamento, surgindo 12,37 veículos por cada posto. Por fim, na Dinamarca, registam-se 10,13 automóveis por cada posto e o custo anual de carregamento é o mais elevado da Europa: 641€. Existem, aí, 4.000 postos de carregamento e redes como a Clever, a E.ON, a Sperto e a Spirii Go.
Outras dicas a considerar ao viajar e efetuar carregamentos na Europa
Geralmente, poderá encontrar postos para carregamentos, na Europa, em áreas de serviço, estações de abastecimento, parques públicos, supermercados ou hotéis. Terá, decerto, mais facilidade em aceder-lhes nas capitais. As redes europeias de carregamento mais abrangentes são, então, a da Tesla, a Ionity, a Allego, a Plugsurfing e a NewMotion.
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