A procura por veículos livres de emissões poluentes alimenta cada vez mais as diversas possibilidades: carros a hidrogénio ou elétricos? O mercado procura, também, alternativas aos automóveis elétricos, e os limites de densidade de energia das baterias iões-lítio enfrentam barreiras como o peso e o espaço, numa viatura.
No entanto, referir carros a hidrogénio em Portugal significa, para já, a antecipação de uma realidade futura. Com efeito, poucas marcas comercializam este tipo de veículos e verifica-se uma grande escassez de infraestruturas para o seu abastecimento. Na Europa, países como a Alemanha e a França lideram este caminho inovador. Todavia, é sobretudo uma aposta focada na Ásia.
O que é e como funciona um carro a hidrogénio?
Os carros a hidrogénio, também conhecidos como “fuel cell electric vehicles”, incluem-se, também, na categoria de veículos elétricos. Contudo, geram eletricidade no interior do próprio veículo, a partir de uma célula de combustível. Em suma, a eletricidade gera-se numa reação química entre o hidrogénio, armazenado e canalizado a partir de tanques, e o oxigénio, captado da atmosfera por uma entrada de ar.
Deste modo, a energia produzida permite alimentar o motor elétrico e carregar a bateria da viatura. Os carros a hidrogénio apresentam baterias mais pequenas (com cerca de 1,6 kWh) do que as utilizadas nos veículos 100% elétricos porque utilizam-se somente na fase de arranque e quando há um pico de potência.
Note-se que, além da produção de eletricidade, gera-se no interior da célula de combustível vapor de água, posteriormente libertado para o exterior.
Como funciona a célula de combustível?
O exigénio é captado da atmosfera por uma entrdaa de ar, sendo canalizado para a célula de combustível.
No interior da célula de combustível, uma reação química entre o hidrogénio e o oxigénio produz energia, que alimenta o motor elétrico e carrega a bateria da viatura.
O vapor de água produzido no interior da célula de combustível é libertado para o exterior.
Carros a hidrogénio e elétricos: principais diferenças
Em primeiro lugar, na comparação entre carros a hidrogénio e elétricos, importa destacar que se trata de dois tipos de automóveis com motor elétrico. No entanto, encontramos características que os diferenciam:
Hidrogénio ou elétrico: qual é a melhor alternativa?
Na comparação entre carros a hidrogénio e elétricos, os primeiros incluem vantagens, como a elevada autonomia e uma densidade energética superior, permitindo abastecimentos tão rápidos como num automóvel a combustível.
No entanto, os veículos movidos a hidrogénio apresentam algumas desvantagens, como:
- Baixa eficiência, devido às elevadas perdas de energia, durante a produção. O método mais ecológico de produção de hidrogénio é a eletrólise (usando eletricidade para dividir a água em hidrogénio e oxigénio) o qual consome muita energia.
- Elevados custos do transporte do hidrogénio para os postos de abastecimento, bem como do seu armazenamento.
- O hidrogénio é altamente inflamável.
- As matérias-primas utilizadas no fabrico das baterias destes veículos são caras, encarecendo os próprios automóveis.
Apesar destas limitações, algumas marcas garantem que as viaturas a hidrogénio são tão seguras como os veículos movidos a outras fontes de energia.
Para já, existem apenas dois postos de abastecimento de hidrogénio em Portugal: em Vila Nova de Gaia e outro, móvel, com instalações em Cascais. Estes postos permitem abastecer veículos ligeiros e pesados a 350 bar (metro por coluna de água). Além disso, no futuro, pretende-se viabilizar também o abastecimento de carros ligeiros a 700 bar.
Embora, no confronto carros a hidrogénio vs elétricos, os primeiros estejam, ainda, longe de constituir uma alternativa, a verdade é que se afiguram como uma aposta viável no futuro. Portugal, por exemplo, prevê disponibilizar 50 postos de hidrogénio em 2030, segundo o Plano Nacional do Hidrogénio.
As vantagens ACP
Se pretende adquirir um veículo com zero emissões poluentes, conte com todas as vantagens e serviços ACP, específicos para estes veículos.
Saiba mais