Duorum: Vinho Oficial do ACP Golfe Corporate Cup

É com grande satisfação que apresentamos os Vinhos Duorum da João Portugal Ramos, como vinho oficial do ACP Golfe Corporate Cup 2023.

vinho-joao-portugal-ramos-1

Desde 2021 que é o vinho oficial do ACP Golfe Corporate Cup, com forte presença em todas as provas do Circuito.

ACP Golfe Corporate Cup 

Há mais de 20 anos que o nome João Portugal Ramos está associado aos vinhos portugueses, primeiro, como enólogo consultor de conhecidas marcas de vinho e, desde 1992, como produtor engarrafador.

O Alentejo foi a região eleita para produzir os seus primeiros vinhos. Em 1990, João Portugal Ramos plantou os primeiros cinco hectares de vinha em Estremoz, onde vive desde 1988, dando início ao seu projeto pessoal. Alargou a sua atividade para além do Alentejo a partir de 1989, chegando ao Ribatejo, às Beiras, ao Douro e ao Vinho Verde.
Neste momento a área de vinha no Alentejo perfaz 600 ha.

-----------------------------------------------------------------------------------

DO VALE DO RIO DE OURO

Dois enólogos que marcam a história do vinho em Portugal nas últimas décadas, em duas regiões que o mundo reconhece como de elevada qualidade e personalidade, o Douro e o Alentejo, reencontram-se num projeto sonhado e realizado nos vinhedos milenares do Douro.

A “Duorum" (expressão latina que significa “de dois”), nasce em janeiro de 2007 e exprime a vontade de João Portugal Ramos e de José Maria Soares Franco de juntarem as suas atividades profissionais de enólogos num projeto de produção de vinhos do Douro com características únicas e de dimensão internacional. As vinhas, localizadas nas regiões de Cima Corgo e Douro Superior, dois terroirs excecionais e protegidos, estão erguidas em socalcos com diferentes altitudes, entre 150-500 metros, e apenas com castas autóctones.

No Cima Corgo, existe baixa pluviosidade com cerca de 600 mm, temperaturas e amplitudes térmicas elevadas durante o ciclo da videira. Por sua vez, o Douro Superior é menos acidentado, com encostas geralmente mais suaves e vales menos profundos. O clima é tipicamente mediterrânico, com as temperaturas estivais mais elevadas, e precipitações anuais próximas dos 400mm.

Tanto a adega como as vinhas encontram-se inseridas na Região Demarcada do Douro, uma das mais antigas do Mundo e cujo valor paisagístico e cultural foi reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade. Adicionalmente, as propriedades da Duorum encontram-se em dois locais que integram a Rede Europeia de Conservação da Natureza (Rede Natura 2000), a Zona de Proteção Especial para Aves do Douro Internacional e Vale do Águeda e o Sítio de Importância Comunitária do Douro Internacional.

A conduta ambiental e vitícola assumida pela DUORUM levou ao reconhecimento do ICNB (Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade) e à sua consequente adesão à iniciativa europeia Business & Biodiversity, uma rede internacional de empresas que integra na sua atividade preocupações com a natureza e a biodiversidade. Este compromisso tornou-se uma ferramenta imprescindível para atingir os elevados padrões de exigência ambiental estabelecidos pela DUORUM.

ALTITUDE BY DUORUM

Daqui do alto sente-se a frescura!

O Altitude da Duorum procura expressar o carácter único do Douro Superior, transportando-nos para uma imagem panorâmica das nossas vinhas de cota alta, que proporcionam vinhos frescos, frutados e vibrantes e constituem um refúgio para a biodiversidade local. Depois do sucesso alcançado em 2022 com o lançamento do Altitude by Duorum tinto, a Duorum Vinhos reforça o seu portfólio e apresenta o Altitude by Duorum branco a tempo de celebrar o verão. O Altitude by Duorum branco apresenta-se como um vinho de perfil gastronómico e é a companhia ideal para todo o tipo de pratos de peixe, marisco, carnes brancas, massas e saladas.
Dando continuidade ao desejo do projeto Duorum de responder à crescente procura mundial de vinhos mais frescos e equilibrados, o Altitude branco propõe uma viagem às vinhas de cota alta (500 metros) da Quinta de Castelo Melhor, localizadas no Douro Superior. De cor amarela dourada, o Altitude branco 2022 é um blend de castas típicas do Douro – Rabigato, Arinto, Códega do Larinho e Gouveio, evidencia um aroma intenso em que sobressai limão maduro, ananás e ligeiras notas tropicais. Fresco e elegante, com um final longo na boca. O Altitude by Duorum branco do Douro é o vinho ideal para um consumo diário, mas, também, para acompanhar ocasiões especiais. De acordo com o enólogo João Maria Portugal Ramos, o Altitude branco 2022 “é um vinho pleno de equilíbrio entre estrutura e acidez, elegância e harmonia, nascido de uvas das zonas altas da região.”
Elaborado com as castas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz, o Altitude tinto 2021 apresenta uma cor vermelha profunda com tonalidade violeta. Aroma intenso, dominado pela fruta madura, como a ameixa, amora, framboesa e morango, e pelos aromas florais de violeta. O Altitude tinto 2021 é um vinho encorpado, fresco, com acidez equilibrada bem envolvida no seu corpo e volume. Com taninos firmes maduros e suaves, este vinho apresenta um final fresco e persistente.
Os dois vinhos ostentam no rótulo um pássaro curioso, pousado no seu galho no meio das nuvens, com o objetivo de personificar o compromisso da Duorum com todas as espécies raras e ameaçadas que encontram refúgio na Quinta de Castelo Melhor.

Descrição dos Vinhos:

Altitude Tinto
Castas
40% Touriga Franca, 40% Touriga Nacional e 20% Tinta Roriz
Vindima
Manual em caixas de 15 Kg.
Vinificação
As uvas são totalmente desengaçadas à entrada da Adega e posteriormente esmagadas em lagares de inox com pisa robotizada. É nesta fase que se procede à maceração pré-fermentativa a baixa temperatura. Após terem iniciado a fermentação alcoólica, as massas são transferidas para cubas de inox a temperatura máxima controlada de 28ºC até terminarem a fermentação. A prensagem é feita em prensas hidráulicas de cincho vertical.
Estágio
Em Cuba inox até ao engarrafamento.
Nota de Prova
Cor vermelha profunda com tonalidade violeta. Aroma intenso, dominado pela fruta madura, como a ameixa, amora, framboesa e morango, e pelos aromas florais de violeta. É um vinho encorpado, fresco, com acidez equilibrada bem envolvida no seu corpo e volume. Taninos firmes maduros e suaves, com um final fresco e persistente.

Altitude Branco
Castas
30% Rabigato, 30% Arinto, 30% Códega do Larinho, e 10% Gouveio
Vindima
Manual em caixas de 15 Kg.
Vinificação
As uvas são arrefecidas durante 24 horas e posteriormente prensadas, sem desengace, em prensa pneumática para preservar os aromas. Após a decantação inicia-se a fermentação a baixa temperatura, que decorre lentamente durante 30 dias.
Estágio
Estágio sobre a borra fina durante 5 meses.
Notas de Prova
Cor amarelo dourado, aroma intenso a limão maduro, ananás e ligeiras notas tropicais. Fresco e elegante na boca com final longo.

 

Para Comprar Vinhos:

SITE: https://www.jportugalramos.com/pt/catalogo-de-produtos/
Por mail: [email protected]
Por telefone: Tel.: (00 351) 268 339 919
(00 351) 916 693 833
(00 351) 917 214 042

www.duorum.pt
Instagram: @duorumwines

Descubra todo o universo João Portugal Ramos em:
Instagram: @joao_portugal_ramos
www.jportugalramos.com

scroll up