A nova edição do Sistema de handicap EGA 2016-2019 segue uma linha de continuidade em relação à implementação que tem vindo a ser efetuada nas últimas décadas, no que diz respeito aos objetivos de integridade e fiabilidade dos handicaps
Apontamos as áreas que sofreram as principais alterações:
- Designação "handicap EGA"
- Cálculos de Handicap
- Abrangência do handicap EGA e a criação da Categoria de handicap 6
- Elegibilidade para participação em competições
- Inclusão de mais voltas válidas para handicao: EDS e voltas de 9 buracos
- Estados de handicap
- Atribuição de handicap
- Pré-registo para efeitos de EDS´
- CBA
- Revisão de handicaps
- Decisões
Todas são, obviamente, muito imprtantes, e em última analise, vieram para beneficiar o praticante, e sobretudo facilitar o nosso crescimento e desenvolvimneto enquanto golfistas.
Ainda assim, destacamos as seguintes alterações:
Subidas de Handicap: Todas as categorias De handicap 1 a 5 passam a ter o mesmo valor de subida (0,1)
Categoria 6: Handicap máximo EGA alterado para 54,0 (substitui o "handicap de clube")
Atribuição de Handicap:
Um jogador pode obter um a partir da entrega de um resultado Handicap EGA Stableford, mas com limitações até entregar os 4 exigidos para conseguir o handicap oficial nacional.
- Para handicap de 6, um resultado permite obtenção de categoria de handicap Handicap EGA;
- Para handicap de 1 – 5, o handicap ficará com o categorias de handicap estado de “pendente”, até à entrega dos resultados em falta e Handicap EGA conforme o disposto na cláusula 2.6.2 do Apêndice P.
- Para a atribuição ou restabelecimento de da Handicap EGA categoria de handicap FPG 1 válido, além da autorização pela é também necessária aprovação prévia dos quatro resultados pela CHCR da FPG
Limite de EDS: Em vez de apenas 1, passam a ser permitidos 4 resultados por mês. A categoria 6 não tem limite de número de EDS.
EDS de 9 Buracos: Passam a ser validos resultados EDS de 9 buracos, tambem para as categorias 2 e 3. Assim, ficam válidas às categorias de handicao de 2 à 6.
- Os jogadores das categorias de handicap EDS 2 – 6 podem entregar para efeitos de gestão de handicap.
- Um jogador só pode entregar um de 9 buracos por dia, para efeitos de EDS handicap, sendo esta restrição levantada para jogadores com Handicap EGA “pendente” ou “inativo”.