A Praça de Espanha, em Lisboa, é uma das mais importantes rótulas de distribuição viária e pedonal dentro da cidade. Naquela área circulam diariamente milhares de viaturas e peões, sendo uma zona de distribuição de tráfego para a Ponte 25 de Abril, 2ª Circular e IC19, a partir da Av. Lusíada.
O Observatório ACP pretende com este parecer técnico analisar de forma construtiva o Projeto de Execução da Rede Viária e Espaço Público para a Unidade de Execução da Praça de Espanha, bem como a sua utilidade para os utilizadores e frequentadores da área de intervenção. Apesar da virtude na requalificação e criação de múltiplos espaços públicos de lazer em toda a zona de intervenção, enquanto elemento de fruição, é manifesta a criação de novas barreiras aos futuros atravessamentos pedonais, resultantes do redesenho viário proposto. Por outro lado, no que diz respeito às previsões de tráfego estimadas, verifica-se pela análise do Estudo de Reordenamento Viário da Praça de Espanha, um forte incremento viário na Av. dos Combatentes e Av. António Augusto de Aguiar, traduzido em congestionamentos permanentes neste eixo.
O Observatório ACP não pode deixar de registar a dificuldade verificada no acesso às peças desenhadas, memórias descritivas e justificativas e outros elementos constantes do Estudo de Tráfego para a Praça de Espanha, desde o início da fase de Discussão Pública, em 2017.
Conhecer estudo