Depois de em janeiro a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” se ter dedicado a combater o uso do telemóvel durante a condução, em fevereiro as autoridades vão dedicar especial atenção à condução sob o efeito do álcool.
Para o efeito, entre os dias 4 e 10 de fevereiro vai decorrer a campanha “Taxa Zero ao Volante”. Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025.
Esta campanha é da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A campanha “Taxa Zero ao Volante” integrará não só ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços da administração regional dos Açores e da Madeira, como também operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo.
No comunicado em que anuncia o lançamento desta campanha, a PSP recorda que em 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes de viação em Portugal apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.
Esta é a segunda das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano serão realizadas mais nove campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.