Um total de 107 988 veículos abatidos nos centros da Valorcar — a principal empresa do setor — e com uma média de idades de 24,7 anos. São estes os principais números do abate automóvel em 2024.
Estes revelam uma tendência crescente do número de veículos abatidos, mas também da idade média dos automóveis enviados para os centros de abate.
Como termo de comparação, em 2023 foram abatidos nos centros Valorcar um total de 101 315 carros. Note-se que 2024 foi o quarto ano consecutivo em que foram abatidos mais de 100 mil automóveis em fim de vida.
Já a idade média dos carros enviados para abate continua a aumentar, refletindo a idade crescente do parque automóvel português.
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Se em 2023 tinha sido de 24,3 anos, em 2024 foi de 24,7 anos e confirma uma tendência de aumento que fica clara quando se recorda que em 2015 a idade média era de apenas 20 anos.
Líder de mercado durante largos anos, não é totalmente surpreendente ver a Renault como a marca com mais unidades entregues para abate, correspondendo a 16,5% do total.
À marca francesa seguem-se a Opel com 13,7% e a Fiat, com 8,6%, novamente, marcas com bastante sucesso no mercado nacional nas últimas décadas.
Como seria de esperar, entre os modelos mais abatidos encontram-se os best-seller de outrora: Opel Corsa (8,1% dos veículos), Renault Clio (7,5%) e Fiat Punto (5,6%), formando um pódio que se repete há já três anos.