Os últimos modelos BMW que usam o iDrive 8, o mais recente sistema operativo daquele fabricante alemão, combinam um ecrã digital de 12,3 polegadas com um ecrã de info-entretenimento de 14,9 polegadas, configurado num único e contínuo painel. Os modelos com tração às rodas dianteiras como o Gran Coupe das séries 1, X1, 2 e o Active Tourer das séries 2 têm ecrãs ligeiramente mais pequenos, utilizando um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e um ecrã táctil de 10,7 polegadas. O que se segue? Surpreendentemente, segundo o CEO da BMW, Oliver Zipse, estes ecrãs vão desaparecer gradualmente.
Numa entrevista no CES 2023, em Las Vegas, Zipse declarou estar "absolutamente convencido" de que os grandes ecrãs vão tornar-se numa coisa do passado, uma vez que são uma fonte de distracção: "Em 10 anos, isso terá desaparecido. Provavelmente, até os legisladores não o vão permitir". Por outras palavras, o "chefe" da BMW estima que os grandes ecrãs montados no painel de instrumentos vão ser proibidos já na década de 2030.
Oliver Zipse explicou que os condutores não estão a olhar para a estrada quando estão a utilizar ecrãs dentro de automóveis: "Se tiver de olhar para baixo para operar o ecrã, isso é um grande erro". Por esta razão, o conceito i Vision Dee revelado na CES ostenta um ecrã mais sofisticado, o Neue Klasse, baseado na tecnologia "head-up display" (imagens projetadas no interior do para-brisas, que depois será utilizado a partir de 2025 num carro de produção da marca.
A reforçar a mensagem de Zipse esteve Stephan Durach, chefe da unidade de desenvolvimento da BMW. A ideia é fornecer "a informação de que precisa na altura certa para proporcionar ao condutor a experiência perfeita. É isso que as pessoas estão a pedir". Durach explicou que a tecnologia acrescentada não deve ser uma distração, e um novo visor frontal permitirá aos condutores manter melhor os olhos na estrada.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Entretanto, os próximos sistemas operativos iDrive 8.5 e iDrive 9 vão continuar a depender de grandes ecrãs. O primeiro estreará com a próxima geração da série 5 e do i5 este Verão, ao passo que o iDrive 9 vai ser estreado no X1 daqui a alguns meses.