Implementados em julho de 2021, os descontos nas ex-SCUT continuam a dar que falar. Apesar destes terem provocado uma quebra de cerca de 229,6 milhões de euros em receitas para a Infratestruturas de Portugal (IP) até dezembro de 2023, a receita total obtida com as portagens tem vindo a aumentar.
Ao que parece, a redução do preço das portagens nas ex-SCUT levou a um aumento do tráfego em geral nas autoestradas portuguesas e, por conseguinte, a um aumento da receita total obtida através da cobrança de portagens.
Por exemplo, em 2023 foram cobrados em portagens mais de 400 milhões de euros, um valor que corresponde a um crescimento de 11% face a 2022, ano no qual já se havia registado um aumento de 8,1% da receita face a 2021, ano da entrada em vigor dos descontos nas ex-SCUT.
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Aliás, é a própria IP que reconhece no seu relatório e contas de 2022 que o aumento de tráfego terá sido “provavelmente alavancado pelo próprio efeito da redução no preço, enquanto estímulo à circulação”.