ACP-BP

Pub

Esta é a antevisão da nova Renault 4L

| Revista ACP

Releitura que a marca francesa faz de um dos seu ícones resulta numa 4L vitaminada, já direcionada ao bem sucedido mercado dos SUV. 

@video=p3ALF21vwoI

A Renault revelou esta segunda-feira, dia de abertura do Salão de Paris, a releitura que faz de um dos seus modelos mais emblemáticos, a 4L. De aspeto musculado e devidamente apetrechada para as pistas do deserto, a Renault 4ever Trophy oferece uma antevisão do SUV totalmente eléctrico que será lançado em 2025.

Apesar das óbvias diferenças de design, há muito coisa que aproxima o 4ever Trophy da Renault 4 original, um robusto hatchback de tracção dianteira que foi construído aos milhões desde o início dos anos 60 até ao início dos anos 90. A assinatura luminosa, tanto à frente, como atrás, são dos principais pontos a uni-las. 

Segundo os responsáveis da Renault, a silhueta deste 4ever Trophy é cerca de "95%" do que a versão elétrica de produção irá apresentar, disseram os executivos da Renault. O nome Trophy surge por associação ao Troféu 4L, um rally humanitário anual, criado em 1997, em que estudantes percorrem o deserto marroquino numa 4L clássica para levar ajuda às aldeias mais recônditas do Sahara. 

No Salão de Paris, o 4ever Trophy apresenta-se equipado para todo-terreno, com pneus de 19 polegadas equipados com compressores de ar para ajustar pressões em prova, uma posição de condução elevada e acessórios suficientes para auxiliar no momentos que fica atascado na areia, incluindo uma pá e um pneu sobresselente montado no tejadilho.

Sandeep Bhambra, director de design da Renault, explicou à Revista ACP, num 'preview' dias antes do certame, que a Renault 4 original era "o primeiro veículo polivalente", uma vez que era popular tanto entre os habitantes urbanos como rurais, que apreciavam a sua altura elevada e grande capacidade de carga. "Espera-se que a nova Renault 4 desempenhe o mesmo papel", afirmou.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A Renault, que foi precursora no segmento dos pequenos SUV com o Captur, aparenta ter grandes ambições para a produção da Renault 4. Laure Gregoire, directora de produto da 4ever, explicou que a quota total de elétricos do segmento dos pequenos SUV vai chegar aos 45% em 2027.

scroll up