Este BMW tem uma “cara” e consegue sorrir

| Revista ACP

Este é um modelo diferente de tudo o que a marca alemã já produziu, seja a nível de design ou tecnologia.

CAPA-BMW

Apresentado no CES 2023 o i Vision Dee é um protótipo especial. Consegue mudar de cor como um verdadeiro camaleão com mais de 32 opções diferentes, ao contrário da tecnologia E Ink, conhecida no protótipo iX Flow, onde se conseguia alterar apenas para várias tonalidades de cinzento.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Quanto ao design este trata-se de um sedan com linhas simples inspiradas em modelos icónicos como o BMW 2002. Um grande contraste com toda a tecnologia que o carro dispõe como os painéis que mudam de cor, ou o facto de o pára-brisas transformar-se num ecrã. Este protótipo também tem uma cara e consegue apresentar várias expressões faciais graças a uma interpretação facial na grelha da frente. Assim este consegue transmitir expressões de espanto, aprovação ou felicidade.

Com toda a tecnologia o caro consegue abrir as portas quando o condutor se aproxima e até dar as boas-vindas quando nos sentamos ao volante. O interior não tem qualquer botão físico, pois tudo é controlado por voz. O objetivo passa por manter o condutor concentrado na estrada sem ter de desviar o olhar para os botões físicos. O volante é simples e apresenta pequenos ecrãs tácteis sendo que o grande destaque vai para o pára-brisas, que funciona como um enorme visor digital e apresenta toda a informação que normalmente seria mostrada num painel de instrumentos tradicional ou num ecrã táctil central.

Assim o pára-brisas do i Vision Dee assume a função do ecrã de infoentretenimento e do painel de instrumentos num só enorme ecrã frontal. A quantidade e o tipo de conteúdo que aparece pode ser escolhido pelo condutor através de controlos sensíveis ao toque no painel de instrumentos.

Existem ainda gadgets como níveis mais imersivos com realidade aumentada, onde é possível escurecer todas as janelas e a transformar o interior num ambiente totalmente digital.

Sabemos que grande parte destes acessórios digitais ainda não podem ser adaptados a carros de produção devido às legislações atuais, no entanto a BMW diz que algumas características estarão disponíveis em modelos de produção já em 2025.

Consulte os suplementos:

scroll up