Lamborghini: 60 anos a surpreeder com automóveis únicos

| Revista ACP

Uma história também feita de protótipos de design, concept cars, modelos únicos e edições especiais.

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Desde a sua fundação em 1963, a Lamborghini tem produzido modelos únicos, muitos deles a marcar o horizonte estilístico e tecnológico da marca ao longo destas seis décadas de história. O primeiro “one-off” foi o 350 GTV, que deu origem ao 350 GT como a primeira unidade de produção. Com a geração dos 350-400 GT, surgiu o 350 GTZ em 1965, o ano em que também foi lançado o 400, seguindo-se o 400 GT Flying Star, uma station inovadora que veio a inspirar o Espada.

Ainda em 1965, foram desenvolvidas duas opções de design, que previam a instalação de um motor traseiro, no que viria a concretizar-se como o Miura: um chamado P400 Tigre e um outro conhecido como P400. A primeira aparição surgiu com uma abertura de portas pouco convencional: para a frente e para cima, mas ligada ao tejadilho. Esta ideia seria a semente, que viria a surgir concretizada no Countach.

Finalmente, em 2023, foram fabricados dois “one-offs” para celebrar o motor V12, que chegou ao seu fim de ciclo, na sua versão não-híbrida. Ambos os modelos são baseados no Aventador SVJ, com o motor V12 com 780 cv: o Invencible berlinetta e o Auténtica roadster, são a derradeira expressão dos carros superdesportivos na sua forma mais pura. Estas duas peças únicas, têm um chassis monocoque em fibra de carbono, além de uma carroçaria totalmente em carbono, replicando soluções técnicas e de design, que tinham sido testadas com sucesso na competição.

Pelo meio, muitas outras criações ajudaram a escrever a história da Lamborghini, como o Marzal também conhecido como “carro de vidro” (1967) portador de uma mão cheia de inovações que seriam mais tarde adotadas pela marca na construção dos seus modelos. Em 1968, o Miura Roadster brilhou no Salão de Bruxelas, cativando todos pela beleza das suas linhas. Um êxito que talvez não fosse alheio ao surgimento do Miura Jota dois anos depois, uma criação de Bob Wallace, o lendário de testes da Lamborghini que foi apoiado neste projeto pelo próprio Ferruccio.

O início da década de 70 foi uma época feliz para o fabricante, que em 1971 apresentou em Genebra o Countach LP 500, um protótipo que conquistou de imediato o público e passou à produção regular. Em 1973, Bob Wallace voltou à produção de novidades ao criar o Urraco Rally com base no Miura Jota, inspirado pelos novos regulamentos do grupo 5. Countach é um nome que regressa ao historial da Lamborghini em 1985, quando a marca começou a testar novos materiais aplicando-os no Evoluzione, um “one-off” baseado na mecânica do Countach Quattrovalvole, mas com uma carroçaria inteiramente feita em fibra de carbono.

Os Diablo e Diablo Roadster surgem no início dos anos 90 com o primeiro ter como missão substituir um carro tão lendário como o Countach. Uma responsabilidade que ultrapassou com êxito. Já o Roadster que foi desenvolvido em 1992 antecipou o design dos 12 cilindros com o teto aaberto em carros desportivos da marca. O projeto P140, ambicionava a criação de um supercarro desportivo, com um motor de oito ou dez cilindros em V, que levou à criação do Gallardo em 1987 e ao reforço da segunda gama, como um ponto de viragem para o sucesso comercial da Lamborghini.

Em 2006, o conceito Miura, criado por Walter de Silva, na altura diretor de design do grupo Audi, era um claro revivalismo moderno das linhas do Miura da década de 1960 e 1970, que celebrava, nesse ano 40 anos desde o seu lançamento. Mesmo tendo sido um exercício do departamento de design, a pureza das formas e linhas claras, mantém-se como um exemplo até aos dias de hoje. O Aventador J, uma versão “barchetta” do Aventador, foi apresentado no Salão de Genebra em 2012. Não tinha para-brisas, janelas laterais, ou “soft top”, e respeitava os regulamentos para os carros de competição: Appendix J. Era, para todos os efeitos, um carro de competição em versão barchetta.

Também em 2012, a Lamborghini apresentou no salão automóvel de Pequim, o protótipo: Urus. Um super SUV que tinha como objetivo, ser lançado em 2018 para a sua nova 3ª gama, ou se quisermos, seria uma continuidade depois do LM 002. Tendo em conta a tradição da Lamborghini, o protótipo, antecipava a maioria das soluções estilísticas e técnicas do modelo que passaria à produção, sem, ainda assim, revelar todas as soluções.

Em 2019, o Sián foi o primeiro híbrido disponível para clientes pela Lamborghini. Foram construídas 63 unidades na versão coupé e 19 roadsters, tendo sido baseado num Aventador SVJ, com um motor de 6.5 cm3 e 12 cilindros, equipadas com válvulas de admissão de titânio, uma unidade de controle reconfigurada, e um novo sistema de escape, debitando 785 cv adicionado a um motor elétrico com 34 cv. Num total de 819 cv, que o tornavam o Sián, o Lamborghini mais potente de produção produzido até à altura.

O Essenza SCV 12, onde SC significa: Squadra Corse, foi baseado no Aventador, com apenas 40 unidades produzidas, que começaram em 2020, e que não tinha autorização para uso rodoviário. Viria a ser o primeiro GT, de competição, preparado, para passar nos testes de colisão, principalmente por causa da carroçaria muito resistente em fibra de carbono, que prescindia da roll-bar. Mais comprido e cónico que o Aventador, era caracterizado pela entrada de ar, que começa no tejadilho e se estende ao longo de todo o capô. O motor, sofreu uma rotação de 180°, quando comparado com o do Aventador. Era um V12 com 6.5 litros, aspirado, debitando 830 CV, com apenas tração traseira.

Em 2021, o Countach LPI 800-4 foi apresentado, com uma mecânica baseado no Sián. Assinalava o 50º aniversário do Countach, de onde trazia a inspiração estilística. Viriam a ser produzidas 112 unidades, tendo em conta que 112, tinha sido o número dado ao projeto Countach na década de 1970. Tem ainda mais um argumento de interesse especial, devido ao uso inteligente da inovação e pormenores retro por parte de Mitja Borkert, o atual diretor do centro de estilo da Lamborghini. Todas as unidades produzidas, foram vendidas antes da apresentação do modelo.

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