Renault Austral é o carro do ano 2023 em Portugal

| Revista ACP

A Renault conquistou o Troféu Volante de Cristal com a novidade Austral E-Tech Full Hybird. A marca francesa já não vencia desde 2003.

renault-austral-900

Entre mais de vinte candidatos, foi o Austral a triunfar em ano de lançamento. O novo modelo apresenta diversas soluções em termos de motorização, exibindo a nova imagem da Renault para os novos tempos. Design, dinâmica, consumos, tecnologia e um interior de qualidade, foram alguns dos atributos que levaram os 20 jurados a optar pelo Renault Austral.

Para além do título máximo, a Renault conquistou ainda a classe dedicada ao Elétrico do Ano com o novo Mégane E-Tech. Nas outras classes a concurso, o Skoda Fabia 1.0 TSI DSG triunfou entre os citadinos, enquanto o novo Honda Civic 2.0 HEV foi o escolhido na classe de Familiar do Ano. O Renault Austral triunfou também entre o Híbrido do Ano e na categoria Híbrido Plug-in o triunfo pertenceu ao novo Peugeot 408 GT. Entre os SUV foi a Nissan a vencer a categoria Grande SUV com o X-Trail 1.5 e-Power e no SUV Compacto a escolha recaiu no DS 7 E-tense 4x4.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Prémio Tecnologia e Inovação foi conquistado pela Nissan com o sistema e-Power. Este sistema combina um motor a gasolina, que carrega a bateria e um motor elétrico, que faz mover as rodas. Comporta-se de forma semelhante a um veículo elétrico, mas sem necessidade de carregamento. Além do motor de combustão, o e-Power também usa travagem regenerativa para ajudar a manter a bateria carregada. Como vem sendo habitual, a Comissão Executiva atribuiu o reconhecimento Personalidade do Ano, distinguindo a título póstumo o jornalista Rui Freire, falecido no passado mês de janeiro, um dos principais mentores da iniciativa Carro do Ano em Portugal.

scroll up