O Model 3, com preço de venda a partir dos 55 mil euros, passou a custar menos dez mil euros, estando agora a custar 45 mil euros. Já no model Y, um SUV de tamanho médio, a descida do preço ronda os 3 mil euros, sendo agora vendido a partir dos 47 mil euros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A descida dos preços nos modelos novos abriu a polémica. Se há marcas como a Ford, que baixou o valor do modelo Mustang Mach-E entre 600 e 5900 dólares, mas apenas nos Estados Unidos poucos parecem interessados em entrar numa guerra de preços com a Tesla. O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, fez saber que não vai mexer no preço dos elétricos das várias marcas que compõem o maior grupo automóvel do mundo.
No mesmo sentido, a Mercedes-Benz Portugal adianta que também não é expectável que acompanhe a redução de preços. Em causa está o posicionamento da marca e a aposta forte no setor premium elétrico, o que representa um enorme investimento, a par do aumento das matérias-primas e da falta de semicondutores, que elevam os custos de produção.
Mas entre os clientes da Tesla também as opiniões estão divididas: há quem aplauda uma redução do preço e quem pagou mais e vê o seu automóvel automaticamente desvalorizado no mercado dos usados.