Cerca de um ano depois de a Bentley ter anunciado o regresso à produção do Speed Six em pleno Goodwood Festival of Speed, a marca britânica escolheu o famoso evento britânico como palco para mostrar o primeiro Bentley Speed Six totalmente novo em 93 anos.
Este exemplar, apelidado “Speed Six Car Zero”, corresponde ao carro usado no desenvolvimento do projeto “Continuation Series”. Por essa razão vai continuar na posse da Bentley.
A esta primeira unidade vão seguir-se outras 12, já todas eles vendidas e produzidas “à medida” dos respetivos proprietários.
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Para criar a “Continuation Series by Mulliner” a Bentley recorreu não só aos planos originais como a dois exemplares do Speed Six: um que faz parte da sua coleção e outro, conhecido como “Old Number 3”, que disputou as 24 Horas de Le Mans em 1930.
Apesar dos Speed Six Continuation Series serem praticamente iguais aos modelos originais produzidos há 93 anos, estes incorporam algumas melhorias usadas nos exemplares que disputaram as edições de 1929 e 1930 das 24 Horas de Le Mans.
Já o motor de seis cilindros conta com mais de 600 novos componentes e, segundo a Bentley, nos primeiros testes debitou 205 cv, mais cerca de 5 cv do que o valor alcançado pelos propulsores usados nos Speed Six que dominaram Le Mans em 1929 e 1930.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que a Bentley decide “ressuscitar” um dos seus modelos icónicos. Antes de voltar a produzir o Speed Six, a marca britânica já tinha lançado o Blower Continuation Series, uma decisão que não agradou a alguns colecionadores da marca, como foi o caso do famoso estilista Ralph Lauren.
Ambos são produzidos pelos artesãos da Mulliner, sendo este um processo moroso: são precisos 10 meses para criar cada exemplar do Bentley Speed Six Continuation Series. Face a tudo isto, não admira que cada exemplar custe cerca de 1,5 milhões de euros.