BMW 1500 foi um êxito há 60 anos

| Revista ACP

O compromisso entre simplicidade, desempenho e economia fez deste um dos mais bem sucedidos modelos na história da marca alemã.

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A BMW apresentou em 1962 um novo sedan que se tornou um sucesso comercial e lançou as bases para uma nova era da marca. “Simples mas bem feito”, o 1500 que este ano comemora 60 anos impôs-se pelo seu estilo próprio reforçando a atitude do construtor em não seguir as tendências impostas pelo mercado americano. E o acolhimento do novo modelo foi de tal forma que teve uma vida longa. A sua produção durou até 1977.

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O BMW 1500 acertou em cheio naquilo que a classe média europeia procurava há seis décadas. Um automóvel com design moderno e que proporcionasse um bom equilíbrio entre desempenho e economia de consumos. A isso deveu-se o motor de 1,5 litros com quatro colindros que produzia 80 cv de potência.

Mais tarde, a marca aumentou a cilindrada ao 1500 oferecendo mais alternativas e melhores funcionalidades aos seus clientes. O motor 1800 chegou primeiro em 1963, já com 90 cv reforçando o desempenho deste modelo. Depois chegaram os 1600 e 2000, este último já com uns respeitáveis 120 cv, lançando as bases para o que viria a ser o BMW Série 5.

Também o interior do BMW 1500 se revelou um exercício bem resolvido. Simples, exibia um painel de chapa de metal no qual foram inseridos mostradores circulares para a instrumentação e alguns controlos para as luzes, o sistema de aquecimento e o rádio. Não havia muito mais para oferecer numa época em que os equipamentos dos automóveis eram considerados básicos. era muito básico.

Apesar das dimensões compactas (4,43 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 1,41 metros de altura), o habitáculo era espaçoso, com capacidade para transportar cinco adultos e uma boa mala. A sua ampla superfície envidraçada proporcionava grande luminosidade ao habitáculo, concebido em materiais de qualidade e cores a condizer com a carroçaria.

Durante os 15 anos em que foi produzido, comercializaram-se cerca de meio milhão de unidades. Um número bastante aceitável para a época já que este citadino apesar de simples e económico, também ao nível da manutenção, não estava ao alcance de qualquer um tanto na Alemanha como na Europa. Foi descontinuado quase em finais dos anos 70 para ceder lugar ao BMW Série 5.

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