ACP-BP

Pub

Bugatti celebra 100 anos do Type 32 “Tank”

| Revista ACP

Inspirado nas asas de um avião para melhorar a sua aerodinâmica foi dos desportivos que mais brilhou no seu tempo.

bugatti-type-32-900

Com um design invulgar que contrastava com outros modelos da marca anteriores à guerra, o Bugatti o Type 32 "Tank", foi buscar as suas linhas às asas de um avião para otimizar os níveis de aerodinâmica. E tornou-se num dos carros de corrida mais destacados na era de ouro da Bugatti.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Construído tendo por base o Type 30, equipava um motor 8 em linha de 2.0 litros que debitava de 88 cv e acionava as rodas traseiras por através de uma transmissão manual de três velocidades. A distância entre eixos foi encurtada para acolher o novo formato da carroçaria. Inovador em recursos mecânicos, incluia um chassi suspenso e freios hidráulicos dianteiros. Foram produzidos quatro exemplares, além de um protótipo.

O Type 32 “Tank” estreou-se na competição em 1923, no Grande Prémio da França, que decorreu em Tours, no Vale do Loire. Ano em que a marca inscreveu os seus quatro carros para uma corrida de 35 voltas com um percurso de quase 30 quilómetros de extensão. Um deles ficou em terceiro lugar ao completar a corrida em sete horas e 22,4 segundos.

Esta foi a única competição em que o Type 32 participou com a Bugatti a focar-se depois na produção do Type 35. Mas a denominação “Tank” prosseguiu com o Type 57G, que venceu o Grande Prémio de França em 1936 e as 24 Horas de Le Mans em 1937.

scroll up