ACP-BP

Pub

Impreza 22B STi que foi de Colin McRae vai a leilão

| Revista ACP

Este é um de três protótipos que a Subaru entregou aos seus pilotos para comemorar o seu terceiro título consecutivo no WRC.

Subaru-Impreza-22B-STi

Com apenas 424 unidades produzidas, o Subaru Impreza 22B STi já é, por si só, um dos modelos japoneses mais desejados. A estas quatro centenas de exemplares juntam-se três protótipos (ainda) mais especiais entregues aos pilotos da marca japonesa.

É precisamente um desses exemplares, mais concretamente aquele que foi de Colin McRae, que a Silverstone Auctions vai leiloar no próximo dia 26 de agosto. A distinguir estes três protótipos dos restantes Impreza 22B STi está o facto de todos eles contarem com o mesmo número de chassis: “#000/400”.

Esta unidade em particular percorreu apenas 12 mil quilómetros desde que foi produzida e está praticamente original. As únicas alterações a que foi sujeita foram uma substituição dos pneus e a instalação de um escape diferente, sendo que o original vai acompanhar o carro aquando da venda.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Recorde-se que o Subaru Impreza 22B STi está bem longe de ser apenas uma versão mais desportiva do modelo japonês, assumindo-se quase como uma celebração do sucesso da marca nipónica no mundial de ralis durante a década de 90.

Baseado na carroçaria coupé do Impreza, o Impreza 22B STi é 80 mm mais largo, troca as jantes de 16’’ por umas de 17’’ da BBS e apresenta-se ainda com uma asa traseira ajustável, capô e guarda-lamas específicos e, claro, para-choques inspirados nos usados pelos Impreza de competição.

No capítulo mecânico estes raros Subaru Impreza recorrem a um quatro cilindros boxer com 2.2 l, 280 cv e 363 Nm, tração integral e uma caixa manual de cinco velocidades. Por fim, o Impreza 22B STi conta ainda com um sistema de travagem melhorado e uma suspensão revista com amortecedores da Bilstein e molas da Eibach.

Tendo em conta a raridade deste exemplar e o seu estado de conservação, a leiloeira aponta para um valor de venda entre as 400 mil e as 500 mil libras (entre os 464 mil e os 580 mil euros).

scroll up