Quando foi lançado no Salão de Genebra de 2003, o Lamborghini Gallardo não se limitou a ser apenas mais um modelo da marca italiana e o segundo modelo lançado após a compra da Lamborghini por parte do Grupo Volkswagen — o primeiro foi o Murciélago.
Quando se deu a conhecer na Suíça há 20 anos o Gallardo marcou o regresso dos modelos mais pequenos à casa de Sant'Agata Bolognese, confirmando a visão do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, que já tinha sentido que havia um mercado para um Lamborghini "mais pequeno" ao mesmo tempo que se estabeleceu como o sucessor dos Lamborghini Urraco e Jalpa.
O projeto que viria a dar origem ao Gallardo começou em 1987 sob o nome de código L140, mas depois de vários protótipos e muitas discussões acerca da motorização a adotar — um V8 ou um V10 estiveram em equação —, em 1998 eram lançadas as premissas do modelo que viríamos a conhecer em 2003 e com base em apenas dois pressupostos: as dimensões gerais e um motor de 10 cilindros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O design teve por base uma proposta Italdesign-Giugiaro que depois foi otimizada e concluída pelo recém-criado Lamborghini Centro Stile. Já o motor V10, o primeiro a ser instalado num modelo de estrada da marca italiana, apresentava-se com 5.0 l de capacidade e 500 cv.
Com os cilindros dispostos num ângulo de 90° — o que permitiu baixar o centro de gravidade e a altura do motor —, distribuição por corrente e lubrificação por cárter seco, este motor surgia associado a uma caixa manual ou sequencial robotizada de seis velocidades.
Ao longo dos 10 anos em que o Gallardo esteve em comercialização, este V10 foi alvo de diversas evoluções, ganhando não só cilindrada como, acima de tudo, potência. Tudo para acompanhar o mais pequeno dos Lamborghini nas suas mais diversas versões, inclusive nas mais radicais e desportivas.
Comercializado em 45 países, com 32 variantes diferentes e um total de 14 022 unidades vendidas ao longo de uma década, o Lamborghini Gallardo acabou por se tornar num dos modelos mais bem-sucedidos da marca italiana, tendo já assegurado o estatuto de futuro clássico.