Moto Cyclone V-Twin atingiu um valor astronómico em leilão

| Revista ACP

Muito rara, esta moto é considerada o “Santo Graal” para os colecionadores das duas rodas.

Cyclone-840

Foto Mecum

Foi na cidade norte-americana de Las Vegas que no passado dia 1 de fevereiro se fez história no mundo dos leilões dedicados às duas rodas com a Mecum a vender uma moto Cyclone V-Twin de 1915 por mais de um milhão de euros.

Fabricadas entre 1912 e 1917, pela Joerns Motor Manufacturing Company em St. Paul, Minnesota, as motos Cyclone destacaram-se nas corridas da categoria “Board Track Racing” que se realizaram em pistas ovais de madeira nos Estados Unidos no início do século XX. Equipadas com motor V-Twin de 996 cc e velocidade máxima superior a 160 km/h, eram das mais potentes da época, mas devido aos muitos acidentes fatais, essa modalidade foi proibida e o fabricante viu-se obrigado a abandonar a sua produção que chegou às 300 unidades.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Atualmente, estima-se que apenas cinco exemplares da versão de corrida tenham sobrevivido e mais nove na versão normal. O exemplar agora vendido integrava a coleção do empresário Urban S. Hirsch III, que acumulou cerca de 120 motos raras, sendo esta uma das suas motos mais valiosas.

E, falando de valores recorde em leilões dedicados às duas rodas, em 2023 foi vendida uma Harley-Davidson ‘Strap Tank’ de 1908 pela “módica” quantia de quase 900 mil euros e em 2018 um novo proprietário desembolsou um pouco mais de 900 mil euros por uma Vincent Black Lightning de 1951

scroll up