Para muitos entusiastas de clássicos, os Triumph do pós-guerra surgiram como reação ao sucesso dos desportivos MG e desde logo conquistaram êxito entre os adeptos de modelos descapotáveis. Foi o caso do Triumph TR3 que este ano celebra 70 anos. Construído entre 1955 e 1962, foi um modelo da marca britânica que trouxe o tradicional roadster de portas baixas para a era moderna.
O TR3 foi uma evolução do bem sucedido TR2, mais potente e com um sistema de travagem aprimorado que associado a rodas de 15 polegadas, suspensão responsiva e pneus Pirelli, tornavam este modelo especialmente pensado para estradas sinuosas, por demonstrar grande perícia nas curvas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Os níveis de personalização que o TR3 oferecia, também ajudaram a aumentar a sua popularidade na época graças ao papel que os concessionários locais tinham com os potenciais clientes, auscultando-os acerca das suas preferências. E muitas dessas soluções acabaram por se tornar opções de fábrica.
Mas o Triumph TR3 também deu cartas nas corridas, sendo até à década de 60 uma das principais escolhas de grandes pilotos de ralis europeus, como o inglês Mike Hawthorn que o elegeu como “o melhor carro de desporto do mundo dentro do seu preço”. Durante o seu período de vida, foram construídas 58.000 unidades, tornando o TR3 um dos modelos TR mais vendidos de sempre.