O Rally ACP Clássicos é um dos eventos incontornáveis no panorama da Regularidade Histórica nacional, proporcionando um misto de desafio competitivo e de descoberta do território, com autênticas preciosidades sobre rodas a percorrerem estradas e paisagens marcantes. No pelotão deste ano foi possível ver, por exemplo, modelos que atravessaram cinco décadas da indústria automóvel, como um Jaguar XK 120 Roadster de 1952, e o seu sucessor do século XXI, o Jaguar XKR Convertible de 2002. A variedade de clássicos e neoclássicos estendeu-se a marcas como a Porsche, MG, Austin, Mercedes-Benz, AC, BMW, Fiat, Volkswagen, Renault, Peugeot, Mazda e até um Super Seven Fórmula 27.
O Palácio Nacional de Mafra reuniu as 85 equipas participantes para a partida oficial, num percurso de 135 quilómetros que levou os concorrentes a zonas com história no desporto automóvel nacional, como Gradil, Picanceira, Sobral de Abelheira ou Arruda dos Vinhos. A vertente competitiva incluiu nove especiais de Regularidade, distribuídas por Regularidade Absoluta, à Figura e por Setores.
Como já é caraterístico do Rally ACP Clássicos, o ritmo intenso a que se sucederam as especiais aumentou a exigência de concentração e condução por parte das equipas, que tiveram ainda de superar um período de chuva, sensivelmente a meio da prova. Ainda assim, quase todos os automóveis resistiram ao percurso e chegaram ao final, na Ericeira.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Depois de mais de três horas de competição, foram conhecidos os vencedores das cinco categorias em disputa no Rally ACP Clássicos. Na categoria E (para automóveis construídos entre 1946 e 1960), vitória para Frederico Valsassina e Vasco Mendes, num Jaguar Mk2 3.8 de 1960, enquanto na categoria F (de 1961 a 1970) o triunfo foi para António Lopes da Silva e José Segarra Marques (Porsche 912 de 1967). Nos automóveis construídos entre 1971 e 1980, pertencentes à categoria G, a dupla Gonçalo Ribeiro / António Leal Machado levou o BMW 3.0 CSi de 1973 à vitória, o mesmo acontecendo com António Costa / Sónia Machado da Costa (Peugeot 205 Rallye de 1989) na categoria H (de 1981 a 1990). A categoria FC, para os futuros clássicos, foi ganha por Jorge Pais e Raquel Pais, num Mini Cooper 1300 de 1991.
Consulte a galeria de imagens da prova.