Joan Barreda esteve fortíssimo neste quarto dia de Dakar que ligou Wadi ad-Dawasir a Riyah numa extensão de 337 km cronometrados. O espanhol, que ontem se tinha quedado pelo 30º registo, entrou ao ataque e quando passou no primeiro controlo, ao cabo de 43 km, seguia já na frente do pelotão.
Ainda assim, cerca de 40 km depois, o piloto da Honda viu-se batido por Toby Price que, como ele, é o único outro piloto a contar com duas vitórias até ao momento. O australiano, que foi o mais rápido no dia de ontem começou muito bem, perdendo apenas 24 segundos no primeiro controlo para assumir a liderança logo depois com seis segundos de margem. Contudo, um erro de navegação saiu-lhe muito caro, com o piloto da KTM a cair muitas posições e acabando por terminar em 22º.
Enquanto isso, Barreda recuperava a primeira posição para não mais a perder até final, cruzando a meta com um tempo de 2h46m50s, um resultado que em termos de classificação geral lhe permitiu recuperar seis posições desde o oitavo lugar.
No intermédio do pódio terminou Ross Branch. O piloto do Botsuana foi o 17º a partir e, como o espanhol, entrou forte na etapa para chegar ao segundo lugar logo no primeiro controlo. Depois disso o homem da Yamaha desceu a quarto para iniciar desde logo uma recuperação tranquila e ao cabo de mais dois controlos de passagem já tinha recuperado a segunda posição, terminando com 5m57s de atraso para o primeiro.
A fechar o pódio, a 6m09s da frente, ficou Daniel Sanders que, como Branch, garantiu o seu melhor resultado até ao momento. O piloto da KTM levou a cabo uma tirada muito regular e, tirando a passagem em 10º ao km 43, rodou sempre entre os cinco primeiros, subindo ao mais baixo do pódio mesmo ao cair do pano depois de Xavier de Soultrait perder terreno e terminar quinto com a Husqvarna (+7m19s). Entre os dois terminou Luciano Benavides, também da Husqvarna (+6m22s).
No que toca aos portugueses, Joaquim Rodrigues esteve em excelente plano. O piloto da Hero terminou a prova em sexto, a meros três segundos de Soultrait no que foi a sua melhor prestação até ao momento nesta edição do Dakar.
Mais atrás terminou o colega de equipa Sebastian Bühler. O luso-germânico foi 24º (+17m19s), enquanto Rui Gonçalveslevou a Sherco ao 42º posto (+43m50s).
Em termos de classificação geral, a liderança está agora a cargo de Soultrait, com 15h00m25s, com Barreda a meros 15 segundos de distância e Kevin Benavides em terceiro (+3m24s). Price voltou a dar um trambolhão na geral, caindo de 4º para 8º (+7m47s). Já Rodrigues ganhou duas posições e é agora 16º (+19m36s), enquanto Bühler é 24º (+48m48s) e Gonçalves é 28º (+1h11m44s).