Apostada em conquistar o Rally Dakar, a Ford revelou no Goodwood Festival of Speed a Ford Raptor T1+, a sua nova “arma” para as provas de todo-o-terreno.
Fruto de uma colaboração entre a Ford Performance e a M-Sport, empresa com a qual a Ford também trabalha no WRC, a Raptor T1+ terá como principais rivais a Toyota Hilux T1+ e o novíssimo Dacia Sandrider.
Desenvolvida com base num chassis tubular com painéis em fibra de carbono, a Raptor T1+ pesa apenas 2010 kg e conta com 400 mm de altura livre ao solo, valor que é conseguido, em grande parte, graças à suspensão indepentente dianteira e traseira ajustável desenvolvida em parceria com a Fox.
Animada por um motor V8 com 5.0 l de capacidade, esta “super Raptor” de competição não viu revelada a sua potência nem quaisquer dados relativos à sua performance.
Porém, a Ford Performance deu a conhecer alguns detalhes acerca do seu sistema de travagem que é composto por discos ventilados da Alcon com 355 mm e pinças de seis pistões.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Entre os pilotos que vão conduzir a nova Ford Raptor T1+ estão já confirmados os experientes Carlos Sainz e Nani Roma. A estreia em competição está marcada para a Baja da Hungria, prova que se disputa em agosto.
Depois desta prova as Raptor T1+ vão ainda correr no Rally de Marrocos em outubro antes de enfrentarem o Rally Dakar já em 2025.