ACP-BP

Pub

50 anos de Golf com direito a novo modelo

| Revista ACP

A Volkswagen está a celebrar o 50º aniversário do Golf. A produção começou em Wolfsburg em março de 1974.

CAPA

Um verdadeiro ícone com mais de 37 milhões de unidades vendidas em todo o mundo até à data. Em termos puramente matemáticos, significa que mais de 2.000 pessoas em todo o mundo optaram por comprar um novo Golf todos os dias ao longo dos últimos 50 anos. Isto faz do Golf um ícone, o automóvel europeu de maior sucesso e o modelo Volkswagen mais vendido de todos os tempos.

A história do Golf surge com o propósito de substituir e evoluir o modelo de sucesso que foi o Carocha. Assim em 1974 é apresentado ao mundo um dos hatchback mais famoso de sempre. O modelo foi revolucionário em termos de design porque apresentava linhas retas e um estilo quadrado e a nível mecânico uma vez que o motor contava com refrigeração líquida e tração apenas nas rodas da frente.

Com oito gerações e 50 anos depois o Golf continua a ser uma referência e por isso a marca alemã decidiu celebrar o seu aniversário com um lavar de cara a meio da atual oitava geração. Assim o design mantém-se com pequenas alterações estéticas como os faróis que contam com uma nova assinatura luminosa, onde na grelha frontal o próprio emblema passa a estar iluminado. Mais relevante é a atualização do sistema de infotainment. No interior, o novo modelo apresenta um sistema de infotainment intuitivo (MIB4) recentemente desenvolvido, com um ecrã tátil independente onde a resposta foi melhorada. Este tem na sua base barras táteis iluminadas de ergonomia otimizada para controlo da temperatura e do volume. Também novo é o volante multifunções e o novo assistente de voz IDA.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

As novas mecânicas híbridas plug-in com função de carregamento rápido (DC) oferecem uma potência adicional e uma autonomia elétrica para cerca de 140 km. Particularmente interessante para todos os condutores que não têm uma wallbox em casa são as unidades mild-hybrid de 48 V altamente eficientes. O Golf GTI tornou-se ainda mais desportivo com a potência do motor 2.0 turbo a aumentar para os 265 cv. Ao todo, são nove as propostas entre motores mild-hybrid (eTSI), híbridos plug-in (eHybrid e GTE), sobrealimentados a gasolina (TSI) e sobrealimentados a gasóleo (TDI) na fase de lançamento.

A versão “50 anos” corresponde a um nível de equipamento intermédio, adicionando detalhes como acabamentos cromados, espelhos retrovisores exteriores, carregamento sem fios para smartphones, iluminação exterior de conforto, iluminação interior tricolor, bancos dianteiros com apoio lombar ajustável, bem como volante multifunções em pele e cruise control adaptativo, e logo comemorativo no pilar B do Golf “50 anos”. Além disso, as jantes de liga leve de 17 polegadas são de série.

scroll up