Suzuki Swift está mais elegante e divertido de conduzir

| Revista ACP

Há quase 20 anos que este urbano japonês se impõe no mercado, sempre a evoluir como nesta sua quarta geração.

suzuki-swift

A quarta geração Suzuki Swift sofreu uma profunda reformulação desde logo pelo seu visual exterior com novo design, onde se destacam a grelha renovada, grupos óticos redesenhados e uma lateral cujo contorno musculado e design flutuante do teto acrescentam uma sensação de leveza e energia a este urbano japonês. Mas as novidades não se ficam por aqui, já que o novo Swift apresenta uma gama de cores renovadas, com nove opções monocromáticas e quatro bicolores, incluindo novas cores como o Frontier Blue Pearl Metalizado e o Cool Yellow Metalizado. A nova cor Frontier Blue Pearl Metalizado foi desenvolvida utilizando o mesmo esquema de pintura do Burning Red Pearl Metalizado (na linha atual Suzuki Swift). Ambas as cores, com tons profundos, vivas e doces, inauguram uma nova forma de desenvolvimento de cores na Suzuki.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O interior motra-se mais espaçoso, confortável e ergonómico para elevar a experiência de condução a um novo nível. A partir da posição de condução existe um conjunto central de comandos sutilmente orientados para o condutor para uma melhor experiência de condução. O painel de instrumentos envolvente, em dois tons (preto e cinza claro), aliado aos detalhes em prata acetinada, confere à cabine um visual desportivo e sonoro. A tela tátil HD de 9 polegadas oferece uma resposta rápida e precisa. Possui integração com smartphone, tanto para Apple CarPlay quanto para Android Auto através de Wi-Fi e USB; bem como reconhecimento de voz e reprodução de música via Bluetooth, para além de exibir informações sobre o estado do veículo.

Sistemas de segurança avançados também estão presentes no novo Swift. O Sistema DSBS utiliza um radar de ondas milimétricas e uma câmara monocular para detetar obstáculos como veículos, bicicletas ou pessoas e ajudar a mitigar colisões frontais, diagonais e laterais. Quando o controlo de velocidade adaptativo está ativado, o Assistente de Manutenção de faixa ajuda o condutor a manter a posição do veículo no centro da faixa. Para além disso, se detetar que um veículo ou estrutura, como uma barreira temporária de obras rodoviárias ou outro obstáculo, está muito próximo do veículo, fornece assistência na direção para ajudar a manter uma distância segura.

Como na gama Suzuki, também o Swift de quarta geração incorpora uma câmara no painel de instrumentos para monitorar os olhos e o rosto do condutor. Se o sistema detectar que o condutor está sonolento, adormecendo ou desviando do olhar da estrada, emite um alarme de aviso e exibe uma mensagem de alerta no visor de informações.

Ao nível da motorização, está equipado com um novo motor 1.2L de três cilindros, com tecnologia Mild-Hybrid 12V SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki). Este novo motor oferece melhorias em todas as suas características, combinando maior economia de combustível e emissões reduzidas, com um maior binário em baixa velocidade para melhor capacidade de resposta e desempenho geral.

No novo Suzuki Swift o motor está associado ao sistema eletrificado SHVS da Suzuki para reduzir ainda mais as emissões. O sistema SHVS converte a energia cinética gerada durante a desaceleração, armazena uma bateria de íons de lítio e auxilia o motor durante a aceleração para obter uma maior eficiência no consumo de combustível e emissões reduzidas.

scroll up