ACP-BP

Pub

Citroën C5 Aircross é um SUV eletrificado para as famílias

| Revista ACP

Face ao antecessor, segunda geração do SUV gaulês mantém apenas o nome.

Citroen-C5-Aircross

Antecipado sob a forma de protótipo no Salão de Paris em 2024, o novo Citroën C5 Aircross foi agora oficialmente revelado.

Visualmente não só adota a nova linguagem visual da marca como se manteve fiel ao protótipo que foi revelado em Paris.

Baseado na plataforma STLA Medium da Stellantis, o novo C5 Aircross cresceu em todos os sentidos: mede 4652 mm de comprimento (+150 mm); 2784 mm de distância entre eixos (+60 mm) e com 1902 mm de largura.

A bordo do C5 Aircross as maiores dimensões traduzem-se em melhores cotas de habitabilidade num interior pautado pelo visual moderno no qual se destacam o ecrã central com o novo sistema de infoentretenimento da Citroën e o painel de instrumentos digital de 10’’.

Equipado com a já famosa suspensão com batentes hidráulicos e os bancos Citroën Advanced Comfort, o novo C5 Aircross faz do conforto um dos seus argumentos.

A nível mecânico, a eletrificação foi a norma, com o SUV francês a apresentar-se com motorizações híbridas, híbridas plug-in e até mesmo 100% elétricas, estas totalmente inéditas.

Na base da gama encontramos a versão "Híbrido 145" que aposta na tecnologia mild-hybrid de 48V e caixa automática de dupla embraiagem de seis relações.

Equipada com um motor turbo de 3 cilindros e 1.2 l de capacidade com 136 cv (100 kW), esta versão conta ainda com um motor elétrico síncrono de ímane permanente com 12 cv (9 kW) alimentado por uma bateria de 0,9 kWh. A potência total combinada ascende aos 145 cv (108 kW).

Já a versão híbrida plug-in, conhecida como "Híbrido plug-in 195" conjuga um motor turbo de 4 cilindros e 1.6 litros com 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 125 cv (92 kW) alimentado por uma bateria de 21 kWh.

A potência total combinada ascende aos 195 cv (143 kW) e a autonomia elétrica é de 86 km.

Equipado com uma caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades, o C5 Aircross híbrido plug-in demora 5h45 numa wallbox de 7,4 kW, com o carregador de bordo de 3,7 kW.

Esse valor pode descer para 2h55 caso se opte pelo carregador de bordo opcional de 7,4 kW.

Por fim, o C5 Aircross conta com duas versões 100% elétricas: 210 autonomia Standard e 230 autonomia elevada.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A primeira conta com um motor de 210 cv (157 kW) alimentado por uma bateria de 73 kWh que proporciona até 520 km de autonomia. Já a versão mais potente debita 230 cv (170 kW), conta com uma bateria de 97 kWh e oferece 680 km de autonomia.

Para carregar dos 20% aos 80%, a versão com bateria de mais pequena precisa de 6h45 numa wallbox monofásica de 7,4 kW ou 30 minutos num carregador ultrarrápido de 160 kW. Já na versão com a bateria maior são precisos 8h55 e 27 minutos nas mesmas circunstâncias de carregamento.

Com chegada ao mercado prevista para o segundo semestre de 2025 (a versão híbrida chega mais tarde), o novo Citroën C5 Aircross ainda não viu revelados os seus preços.

scroll up