Equipado com o motor 1.4 Turbo que debita 150 cv de potência e novas afinações que garantem melhor capacidade de resposta, a nova versão GSi da Opel dispõe ainda de caixa manual de seis velocidades de relações curtas, dando ao motor uma resposta notável especialmente em segunda e terceira velocidades.
Eficaz e divertido de conduzir em estradas sinuosas, o ‘hot hatch’ da Opel é rápido em aceleração - zero a 100 km/h em apenas 8,9 segundos - e em recuperação de velocidade - 80 a 120 km/h, em quinta velocidade, em apenas 9,9 segundos. A velocidade máxima é de 207 km/h. O desportivo da gama Corsa já está disponível em Portugal e é proposto ao preço de 22.610 euros.
O chassis com assinatura OPC (Opel Performance Center) e o sistema de travagem passaram por um processo de afinação no emblemático circuito de Nürburgring “Nordschleife”, a cargo do experiente Diretor de Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek.
A dinâmica de precisão do novo Corsa GSi é acompanhada de elementos de carroçaria específicos, nomeadamente o para-choques com grande entradas de ar, o capô do motor exclusivo, um ‘spoiler’ traseiro e saias laterais. À frente, a grande grelha adota textura de ninho de abelha, com o logótipo da Opel em destaque. As capas dos espelhos retrovisores exteriores imitam carbono e destacam-se no conjunto. Na secção traseira assumem protagonismo o generoso ‘spoiler’ traseiro colocado no topo da tampa da bagageira e a saída de escape cromada. No habitáculo, o ambiente desportivo é realçado pelo volante e punho da alavanca da caixa, ambos específicos desta versão, bem como pelos pedais com capas de alumínio.
A linhagem Corsa GSi foi iniciada em 1988 pelo Corsa A de 100 cv, hoje em dia um clássico com muita procura. Seguiu-se-lhe o Corsa B GSi 16V, com 109 cv de potência, e o Corsa C GSi com 125 cv e uma velocidade máxima de 202 km/h. A geração Corsa D teve igualmente uma versão GSi, destacando-se pelo facto de ter, pela primeira vez, um motor sobrealimentado: 1.6 Turbo de 150 cv. Em agosto de 2012 a Opel decidiu interromper a série GSi, até que em setembro de 2017, no Salão de Frankfurt, a marca revela o Insignia GSi, para um ano depois regressar a sigla GSi ao popular Corsa.