A Volkswagen apresenta o ID.3 GTX FIRE+ICE no ID. Meeting em Locarno, Suíça. Desenvolvido em colaboração com a BOGNER, a marca de moda desportiva de luxo sediada em Munique, o automóvel evoca o lendário Golf Fire and Ice, que se tornou um sucesso inesperado nos anos 90 e, desde então, alcançou o estatuto de culto entre os fãs. Com um acabamento de pintura exclusiva de três camadas com efeito de microesferas de vidro e vários detalhes no interior, o veículo presta homenagem ao seu antecessor e transporta a sua ideia de design para a era moderna totalmente elétrica.
A ideia para o veículo surgiu de colaboradores no Desenvolvimento Técnico. Tal como aconteceu com o Golf Mk2 Fire and Ice, os designers da Volkswagen e da BOGNER trabalharam juntos. Tom Becker, Diretor da BOGNER FIRE+ICE: “A combinação da nossa marca de performance FIRE+ICE com o desportivo ID.3 GTX é a interpretação moderna da BOGNER do icónico Golf Fire and Ice. O mais especial é que conseguimos integrar muitos dos nossos materiais e acessórios originais no interior do veículo.”
O ID.3 GTX FIRE+ICE destaca-se sobretudo pelo seu acabamento exclusivo de pintura de três camadas com efeito de microesferas de vidro. A cor Electric Violet com efeito pérola foi desenvolvida especialmente para este modelo único e é uma reinterpretação da pintura exterior do Golf Mk2 Fire and Ice. Além da camada base azul-escura, a pintura de três camadas contém esferas de vidro especiais, que criam um efeito de cor único e um carácter extraordinário. Dependendo da incidência da luz, a cor varia entre azul-escuro, violeta ou até preto. A faixa da moldura do tejadilho acrescenta um toque desportivo com a poderosa pintura anodizada vermelha, Flaming Red. As laterais do veículo são dominadas por película com o padrão geométrico FIRE+ICE em mate transparente. Outro destaque especial são as jantes de 21 polegadas, que realçam a aparência dinâmica com uma pintura anodizada azul e acabamento brilhante. O logótipo original FIRE+ICE dos anos 90 adorna o pilar B e o spoiler no tejadilho.
O interior é dividido em duas cores. Enquanto a cor de destaque, Flaming Red, representando o ‘FIRE’, predomina nos bancos e costuras do lado do condutor e do assento traseiro correspondente, os bancos e o interior do lado do passageiro são caracterizados por elementos de design em Ice Blue (‘ICE’). Os pedais de aço inoxidável do acelerador têm um design especial ‘FIRE+ICE’ em vez do conhecido design Play/Pause da família ID. Acelera-se com o logótipo ‘FIRE’ e trava-se ao pisar o logótipo ‘ICE’. A parte superior do painel de instrumentos e os tapetes também foram personalizados com um padrão ‘FIRE+ICE’ gravado a laser. Inspirado nas coleções BOGNER FIRE+ICE, foram utilizados inúmeros tecidos, cores e elementos. Os bancos são acolchoados e refletem o design dos casacos acolchoados atuais da FIRE+ICE, incluindo os icónicos fechos B. Ao abrir estes fechos nos bancos, surge o tecido original FIRE+ICE dos anos 90 por baixo. As fitas das bolsas da coleção FIRE+ICE também foram utilizadas atrás dos bancos dianteiros.
A versão FIRE+ICE utiliza o motor elétrico mais potente da Volkswagen até à data no ID.3 GTX Performance, com uma potência de 240 kW (326 cv) e um binário máximo de 545 Nm. Este motor elétrico acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 200 km/h. O chassis específico GTX, equipado com barras estabilizadoras mais fortes e controlo de chassis adaptativo Sport DCC, está igualmente ajustado à performance elevada do sistema de tração. A energia elétrica é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que pode ser carregada em estações de carregamento rápido DC até 185 kW3. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia combinada no ciclo WLTP pode chegar aos 601 km4.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Um olhar sobre os anos 90. Com o modelo especial "Fire and Ice", a Volkswagen apresentou uma versão exclusiva do Golf Mk2 em 1990, que era ao mesmo tempo desportiva e confortável. O seu design foi criado em colaboração com o estilista e realizador Willy Bogner. Com a sua aparência extravagante – uma pintura de efeito pérola violeta escura, jantes de liga leve, spoiler dianteiro e extensões de carroçaria – e o motor potente, com entre 90 e 160 CV, o Golf Fire and Ice, especialmente a versão GTI, rapidamente se tornou uma raridade muito procurada. Foi um sucesso inesperado. No total, foram vendidas 16.700 unidades, quando originalmente estavam planeadas apenas 10.000.