Um dos best-seller da Volkswagen e um dos SUV mais vendidos na Europa, o Volkswagen Tiguan acaba de conhecer uma nova geração que chega com um só objetivo: manter o modelo alemão entre os preferidos dos consumidores europeus.
Com um visual mais arredondado que não esconde a inspiração nas linhas das propostas 100% elétricas da Volkswagen, o Tiguan assenta na plataforma MQB-Evo, uma evolução daquela que servia de base ao seu antecessor.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
No interior a aproximação aos modelos elétricos também é evidente. Ao centro do tabliê destaca-se o ecrã que alberga o novo sistema de infoentretenimento MIB4, já em frente ao condutor surge um painel de instrumentos totalmente digital com 10,24’’. Com uma bagageira maior (passou a contar com 652 litros), o novo Tiguan conta ainda com comandos táteis retro iluminados.
Quanto às motorizações, a terceira geração do Volkswagen Tiguan continua a contar com versões a gasóleo, a gasolina e, claro está, híbridas plug-in. As versões a combustão recorrem à caixa automática DSG de sete relações e as híbridas plug-in à variante de seis velocidades da mesma transmissão.
Começando pela oferta Diesel, esta consiste no 2.0 TDI com 150 cv e 360 Nm ou 193 cv e 400 Nm no segundo.
Já a oferta a gasolina arranca com o 1.5 eTSI com 130 ou 150 cv. Quanto à “e”, esta é uma alusão ao facto deste motor surgir associado a um sistema mild-hybrid de 48V. Já acima deste motor surge um 2.0 l com 204 cv e 320 Nm ou 265 cv e 400 Nm.
Por fim, as versões híbridas plug-in conjugam um 1.5 l a gasolina com um motor elétrico de 115 cv. Na versão base o motor de combustão oferece 150 cv e a a potência máxima combinada fixa-se nos 204 cv. Já na versão de topo o propulsor térmico vê a potência subir para os 177 cv e o valor combinado ascende aos 272 cv.
Comum a ambas as versões é a bateria com 19,7 kWh de capacidade, bem acima dos 10,6 kWh da geração anterior, que permite até 100 km de autonomia elétrica. Esta pode ser carregada em corrente alternada (AC) até 11 kW e em corrente direta (DC) até 50 kW. Nessa situação é possível carregar dos 10 aos 80% em cerca de 25 minutos.
Com lançamento previsto para 2024, o Volkswagen Tiguan ainda não tem preços para o mercado nacional nem uma data prevista para a sua chegada a Portugal.