ACP vai auditar ciclovias de Lisboa

| Revista ACP

Projeto conjunto com a Lane Patrol vai avaliar um segmento de 40 km das ciclovias recorrendo à metodologia CycleRAP. 

ciclovias

O Automóvel Club de Portugal vai auditar as ciclovias de Lisboa. O projeto, que tem o apoio da FIA, envolve a avaliação de um segmento de 40 quilómetros da infraestrutura ciclável de Lisboa através da implementação da metodologia CycleRAP, da qual o ACP é parceiro exclusivo em Portugal.

Ao longo dos últimos anos, foram integrados mais quilómetros na rede ciclável, como parte dos esforços para melhorar este modo de transporte e facilitar a transição. No entanto, foram reportadas numerosas deficiências, levando a preocupações de desconforto e segurança entre ciclistas, peões e outros utilizadores da estrada.

O clube tem como objetivo avaliar a rede existente para apoiar tecnicamente potenciais alterações a implementar nos próximos anos. Neste projeto pretende-se também desenvolver uma ferramenta de simulação para apoiar a construção de novas seções da infraestrutura ciclável, tendo em consideração a segurança e a atratividade para os ciclistas.

Um objetivo importante é avaliar as condições das ciclovias existentes em Lisboa e comunicar as questões relativas às ciclovias perigosas e problemáticas construídas em todo o país aos gestores municipais, aos decisores políticos, ao público e aos peritos do país (público-alvo).

Outro objetivo crucial é abordar as questões de segurança e fornecer às organizações responsáveis pela construção de ciclovias as orientações mais recentes e eficazes, quer para a criação de novas ciclovias quer para a melhoria das existentes.

O CycleRAP é um método fácil, económico e rápido desenvolvido pelo Programa Internacional de Avaliação de Estradas (iRAP) para avaliar a segurança das infra-estruturas para bicicletas. A sua metodologia visa reduzir os acidentes e melhorar a segurança especificamente para ciclistas e outros utilizadores de mobilidade suave, identificando locais de alto risco sem necessidade de dados de acidentes. Além disso, esta metodologia fornece recomendações concretas (tratamentos de segurança rodoviária) para melhorar o desempenho de segurança da rede ciclável. Recorde-se que o ACP, em parceria com o iRap, já avaliou as condições de segurança de mais de 5 mil km de estradas nacionais, IP's e IC's.  

O Lane Patrol é uma ferramenta certificada que foi testada em mais de 10 cidades, como Oxford, Barcelona, Sarajevo ou Skopje, fornecendo resultados úteis para os decisores políticos através de uma metodologia baseada em evidências que pode ser implementada em qualquer cidade, independentemente do seu contexto e especificações.

scroll up