Melhor qualidade de vida com o ACP e Associação Une.Idades

| Revista ACP

A convivência entre duas gerações na mesma casa é o objetivo de um programa com condições especiais para sócios ACP.

Numa sociedade em que a solidão dos mais velhos ainda é um tema muito sensível e que merece ser tratado com urgência, Carlos Barbosa, Presidente do ACP assinou esta terça-feira um acordo com Associação Une.Idades, que visa a divulgação deste programa aos sócios Idade Maior e aos mais jovens que sejam estudantes universitários, criando soluções de vida apoiada e partilhada com benefícios para ambas as partes.

As inscrições para este programa estão disponíveis numa plataforma e destinam-se a sócios com mais de 60 anos que vivam sozinhos e tenham um quarto disponível em sua casa com boas condições, dispostos a viver uma nova experiência intergeracional e ajudar um jovem na preparação do seu futuro ao mesmo tempo que beneficiam da companhia do estudante e auferem de um valor mensal extra para ajudar às despesas.

Os jovens universitários que queiram aderir a este projeto têm de ter entre 18 e 30 anos, estarem deslocados da sua cidade de origem, matriculados na universidade e que procuram alojamento confortável e acessível. Em troca, têm ainda de mostrar flexibilidade para adaptar hábitos e estilo de vida à convivência com os mais velhos, dispostos a fazerem-lhes companhia e a prestar alguma assistência.

O processo de admissão passa por uma avaliação prévia em que a Associação Une.Idades identifica os pares adequados para cada situação, submetendo os interessados das duas gerações a entrevistas que determinam a compatibilidade dos envolvidos, marcando depois um encontro com ambos em casa do sócio Idade Maior. Se existir mútuo interesse em avançar com o processo, é assinado um contrato com algumas regras para que a convivência decorra sem percalços. Durante todo o período, é feito um acompanhamento contínuo, de suporte e mediação por forma a garantir que a experiência seja gratificante para ambas a partes.

Ainda a operar só em Lisboa, “a Associação Une.Idades quer estender o seu nível de atuação a outras cidades universitárias onde também se verifica a solidão social dos mais velhos e a dificuldade do alojamento estudantil. Um combate que esperamos tenha mais impacto através desta parceria com o ACP. Acreditamos que é muito importante para a Idade Maior sentir que o clube também abraça este tipo de projeto” referiu Inês Schmidt, uma das responsáveis pela Associação Une.Idades.

scroll up