Porquê Portimão?
É comum associarmos Portimão a um destino paradisíaco e característico da zona algarvia, onde as praias são de areal longo e de águas cristalinas. E tal ideia é verdadeira — aliás, é impossível passar pela cidade e não molhar os pés na famosa Praia da Rocha —, mas não é a visão total. Portimão é uma cidade cujo pitoresco centro histórico, imponentes falésias e soberbos miradouros ajudam a escrever uma rica e vibrante cultura, que é vivida por todos aqueles que aqui passam. Portanto, pode contar com um bronze invejável durante a sua visita, mas há muito mais para descobrir nesta terra de pescadores, costumes centenários e paisagens de cortar a respiração. Saiba o que temos reservado para si.
Natureza em estado cru
As paisagens, as praias e o verde imperdíveis de Portimão
As vistas pitorescas de Portimão
Há encanto em cada canto da cidade
Conhecer a história
Há dois marcos que registam os primeiros sinais de atividade humana em Portimão: os monumentos megalíticos da necrópole de Alcalar e a gruta com vestígios neandertais perto da Companheira. Tais estruturas fazem hoje uma ponte com a altura pré-histórica da região, contando a história de um povo que ainda dependia de práticas agrícolas para a sua sobrevivência.
Os tempos seguintes mudaram o rumo da terra . A presença fenícia e cartaginesa fez de Portimão — tal como de outras regiões algarvias — um centro de grande relevância. No entanto, foram as presenças romanas e árabes, anos mais tarde, que fizeram com que a cidade se afirmasse como um núcleo urbano, conseguindo com que o seu misticismo ultrapassasse gerações e vivesse até aos dias de hoje. Devido ao desenvolvimento territorial da altura, Portimão recebeu foral em 1504, pelo rei D. Manuel I. A região voltou, no século seguinte, a mostrar a sua importância durante a época dos Descobrimentos, onde a então Vila Nova de Portimão foi palco de uma significativa expansão comercial portuguesa. Por esta altura, com a construção do Colégio dos Jesuítas, em 1707, e da Igreja Matriz, viviam-se tempos de glória e prosperidade.
A crescente, mas tímida, estabilidade comercial abriu portas para que se desse o desenvolvimento industrial: a cidade tinha ultrapassado severas dificuldades com o terramoto de 17755 e via como necessidade solucionar a falta de infraestruturas; como tal, a criação da atual área ribeirinha de Portimão não só criou empregos, como deu (mais) independência à população.
É construído juntamente o Cais, ponto de apoio para a intensa atividade piscatória. E consequentemente todo este crescimento levou a que a vila fosse elevada a cidade em 1924, por obra do então-Presidente Manuel Teixeira Gomes, natural de Portimão.
Já cidade, a ótica organizacional mudara: num mundo ainda a recuperar da I Guerra Mundial, as vendas da indústria piscatória diminuíram, as máquinas de produção envelheceram e a concorrência estrangeira, nomeadamente de fábricas marroquinas, dominou o mercado. Tais mudanças fizeram com que os portimonenses se focassem num novo alicerce: o turismo. Desta forma, a hotelaria e a restauração conseguiram absorver muitos dos antigos operários, com a construção dos hotéis Penina e do complexo da Torralta. Hoje, tais setores são o motor económico da cidade.
Em busca dos sabores
Terra de pescadores, Portimão tem uma variada gastronomia que se baseia no melhor que o mar tem para oferecer. Por aqui costuma-se dizer que "sardinha no pão é em Portimão", e apesar de encontrar aqui a sardinha mais fresca, existe um universo de sabores e texturas onde os olhos também ficam satisfeitos. Entre mariscos, frutos do mar, peixes cozinhados na perfeição, há também espaço para se deliciar com diversos pratos de carne — encontrará muitos grelhados, uma escolha típica durante o verão — e terminar a sua refeição com doces típicos do Algarve.
Se for a um restaurante tradicional e não souber o que pedir, siga o guia que preparámos para si:
Onde ficar
Não faltam locais impressionantes e sublimes para passar as suas noites em Portimão. Entre hotéis luxuosos a pousadas caricatas, há uma lista de opções à sua espera – e com descontos para os sócios do clube. O Pestana Blue Alvor é o primeiro hotel All Inclusive de 5 estrelas, onde pode contar com um resort de luxo que inclui refeições deliciosas, mergulhos nas várias piscinas exteriores, tratamento de spa e sem esquecer um Kids Club para os mais pequenos. Se reservar a sua estadia com o ACP, beneficia até 15% de desconto através do Grupo Pestana.
Se o seu objetivo não é passar dias de toalha estendida, aconselhamos o Boutique Hostel, situado no centro histórico de Portimão. Simpático e acolhedor, é o sítio ideal para descansar depois de um dia a conhecer a cidade. E não se esqueça: se for sócio ACP, tem um desconto de 10% no momento da sua reserva.
Outras perspetivas
Museu de Portimão
Situado na antiga fábrica de conservas de peixe, junto ao rio Arade, o Museu de Portimão convida a descobrir as origens da cidade e a evolução da sua comunidade, território e aspetos mais marcantes ao longo das últimas décadas. Desde a importância do mar ao desenvolvimento industrial, o património desta região está resumido de forma ilustre nas várias salas de exposições. A entrada é gratuita das 15h às 19h de todos os domingos. Há um preço especial para os sócios do ACP. Conheça aqui os horários:
- De 1 de setembro a 14 de julho: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta a domingo das 10h00 às 18h00.
- De 15 de julho a 30 de agosto: terça-feira das 19h30 às 23h00; de quarta a domingo das 15h00 às 23h00.
- O museu está encerrado às segundas e às terças de manhã.
Um dia de taco (de golfe) na mão
O Algarve dispõe de vários campos de golfe e Portimão não é exceção. Apenas a 15 minutos do centro de Portimão, os campos de Álamos e Morgado, que já receberam a etapa portuguesa do European Tour, irão proporcionar-lhe uma excelente experiência para um final de tarde bastante aprazível. Se pertencer ao ACP Golfe, tem um preço especial nestes campos, sem esquecer as condições exclusivas em todos os eventos e provas desportivas organizadas pelo ACP.
Um dia em Portimão
Itinerários possíveis
Sugestão de itinerário 1: 80 km
Tempo de percurso: 1h15min (tempo de condução)
Percurso longo, para conhecer a costa algarvia. Vá até Faro e passe por Estômbar, Alcantarilha e Telheiro. Termine a viagem em Faro.
Sugestão de itinerário 2: 17 km
Tempo de percurso: 30 min (tempo de condução)
Percurso à beira-mar com vistas deslumbrantes. De Portimão, passe por Ferragudo, siga para Carvoeiro e termine numa praia de Benagil.
Sugestão de itinerário 3: 8,1 km
Tempo de percurso: 17 min (tempo de condução)
Percurso mais curto, para gastar menos tempo a conduzir. Comece em Portimão até à praia dos Três Irmãos. Faça o restante a pé até Alvor.
Conheça Portugal bem preparado: com os melhores descontos e o melhor apoio em férias
Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.
Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com mais nada, a não ser fazer as malas.
SAIBA MAIS