Viseu

Terras de Viriato

Porquê Viseu?

Situada na província da Beira Alta, Região do Centro, sub-região do Dão Lafões, Viseu é a capital do distrito homónimo e da Beira Alta. Apesar da maior população das cidades do interior, foi classificada em 2021 como “cidade com mais qualidade de vida” porque é segura, limpa, verde, protege e preserva o seu património histórico, cultural e natural. Uma cidade com muito para ver e fazer.

O centro histórico pode ser feito a pé, porque tudo fica perto: o Adro e respetiva Sé, o Rossio, o Painel de Azulejos ou o Jardim das Mães, entre outros. Aprecie arte urbana e dirija-se à Estátua de Viriato, onde pode tirar fotografias. Logo de seguida, visite a Cava de Viriato, recordando a história do herói lusitano e o mistério da Cava.

A oferta de museus em Viseu é grande. Exemplo: o Museu Grão-Vasco, onde está exposta a obra do principal pintor quinhentista nascido em Viseu.

Para passeios ao ar livre, o Parque do Fontelo é o maior espaço verde da cidade, com 10 hectares de mata. Aproveite a zona de lazer com piscina ou faça um piquenique. Os mais ativos vão adorar a Ecopista do Dão: 49,2 km de corredor verde que passa por quatro concelhos.

Se aprecia gastronomia, encontrará sabores únicos da Beira: Chanfana, Rojões e Rancho à Moda de Viseu, tudo acompanhado por um vinho da Beira. Na doçaria, experimente Pastel de Vouzela e Viriato. Na cidade há muitas esplanadas para uma pausa, uma refeição ligeira ou uma noite de verão animada.

Visite ainda São Pedro do Sul, a 20 km, e Lamego, a 58 km. Existem ainda dois pontos que muitos afirmam ser “mágicos”: a Aldeia de Drave e a Serra do Caramulo.

Viseu - Estátua Viriato

Símbolo

Viriato

Viseu - Parque da Cidade

Momento Zen

Parque da Cidade

Onde ficar

O grupo Montebelo Hotels & Resorts, com presença em Portugal e Moçambique, é uma referência na região centro de Portugal.

Há ótimas opções para a sua estadia: o Montebelo Palácio dos Melos de 4* é um hotel de referência base do grupo, no centro histórico de Viseu e próximo dos principais museus. Conte com vista panorâmica de Viseu, numa envolvência palaciana nas muralhas da cidade. Delicie-se com os elementos que tornam a sua estadia perfeita: gastronomia, história e produtos artesanais, nomeadamente da Vista Alegre.

O Montebelo Príncipe Perfeito de 4* é o ponto de partida ideal para descobrir o centro de Portugal. A cinco minutos do centro histórico de Viseu, oferece a frescura dos seus jardins e, principalmente, a piscina exterior. A atmosfera agradável e tranquila da decoração interior em tons de verde combina com as incríveis paisagens dos parques naturais da Serra da Estrela e do Caramulo. Nos restaurantes do centro da cidade pode relaxar nas esplanadas e experimentar a gastronomia típica. 

Para uma experiência aprimorada, opte pelo Montebelo Viseu Congress Hotel, um moderno hotel de 5*, ideal para quem procura o melhor de Viseu, com hospitalidade, gastronomia e produtos locais. A 5 minutos do centro da cidade, permite acesso fácil aos parques naturais da Serra da Estrela e do Caramulo. Desfrute do restaurante gastronómico, bar com vista panorâmica da região, spa, piscina interior e exterior, e fitness club.

Integrada nas Pousadas de Portugal | 15% de desconto ACP, a Pousada de Viseu é a melhor garantia de ficar numa referência histórica, com a reconhecida qualidade do Grupo Pestana e com um restaurante a não perder: Lafões.

Se preferir uma quinta típica e familiar da Beira Alta, a Casa dos Gomes | 10% de desconto ACP é um bom exemplo de turismo rural, com todo o conforto contemporâneo e uma tradição que remonta ao séc. XVIII.

O que visitar

Foi a partir do centro histórico de Viseu que a cidade se desenvolveu. Visite o Adro da Sé e tome contacto com uma das mais belas praças portuguesas, a par da majestosa catedral de Viseu. Visite a Igreja da Misericórdia de estilo rococó. Tire uma fotografia debaixo da Porta do Soar, porta principal e uma das 7 portas das muralhas da cidade na época medieval. A norte da cidade, explore a fortaleza Cava do Viriato, que permanece um mistério arqueológico. Para compras, percorra a Rua Direita, a rua histórica do comércio tradicional da cidade. 

Viseu - Porta do Soar

Porta do Soar

Qualquer cidade com história tem uma boa oferta de museus. Fundado em 1916, o Museu Grão Vasco enaltece e valoriza o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, com principal destaque para a coleção de pinturas da autoria de Vasco Fernandes (Grão Vasco). Na casa onde viveu Francisco Moreira (ilustre viseense do séc. XIX) encontra o Museu Almeida Moreira (entrada gratuita) e um valioso acervo documental e artístico.

Curioso será também visitar o Museu do Quartzo (entrada gratuita), instalado num antigo local de extração de Quartzo, é o primeiro e único museu do mundo dedicado apenas a um mineral. A Casa do Miradouro é uma casa com muitas histórias que merece ser apreciada. A sua construção data do séc. XVI, tendo sido habitação de famílias abastadas. Hoje é sede do Pólo Arqueológico de Viseu. O Solar do Vinho do Dão foi residência de bispos, incluindo Miguel da Silva, mecenas do grande pintor Grão Vasco e um grande impulsionador do pensamento renascentista. Destacam-se os majestosos jardins renascentistas. Atualmente, é sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Viseu está repleta de árvores e espaços verdes, como o Parque do Fontelo e Parque da Cidade. Para os amantes das atividades na natureza recomenda-se a Ecopista do Dão, 49 km de bicicleta ou a pé entre Santa Comba Dão e Viseu. Para praticantes de golfe, experimente os campos do Montebelo.

Alternativas de passeio

O centro de Portugal é precioso e estimula a visita. Fique com sugestões complementares do seu passeio por Viseu.

Situado entre a Serra da Arada, Serra da Gralheira e a Serra de São Macário, São Pedro do Sul é ideal para passeios na natureza. A 20 km de Viseu, é considerada a capital termal de Portugal desde o século I e frequentado por D. Afonso Henriques. Visite as termas milenares, assim como o Palácio de Reriz, residência da rainha D. Amélia. Os exploradores da natureza, desportistas ou todos os que desejam relaxar, encontram no Bioparque de Carvalhais um local perfeito.

A 34 km, a Serra do Caramulo dá-lhe o melhor ar puro, entre cursos de água cristalina e cascatas. Povoada por aldeias com casas e espigueiros em granito, típicos da região, ainda se encontram vestígios da época romana. Toda a paisagem é um monumento. Percorra os trilhos pedestres e descubra um lugar mágico. Faça uma paragem nos 3 Pipos, restaurante típico de gastronomia regional da Beira Alta, num ambiente rústico e com excelente garrafeira.

Denominada “aldeia mágica”, Drave (a 40 km de Viseu) é uma aldeia mítica, desabitada e perdida na montanha, apenas possível de alcançar a pé. Aqui o ritmo torna-se mais lento e a contemplação da natureza faz todo o sentido. É uma aldeia típica, de casas de xisto e de pedra lousinha, rodeada por socalcos e campos agrícolas. Para lá chegar, terá de caminhar cerca de 4 km, desde Regoufe (PR14: Aldeia Mágica).

Aproveite ainda para visitar Lamego, a 58 km de Viseu. Uma cidade com um grande peso no panorama religioso nacional (dioceses mais antigas do país) mas também contém monumentos nacionais. A atração principal é, sem dúvida, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Faça uma refeição no Douro Excellence, restaurante com excelentes petiscos e vinhos do Douro.

Onde comer

Além de ser a melhor cidade para se viver, Viseu também é uma pérola gastronómica. 

O restaurante Mesa de Lemos, onde a portugalidade é a sua maior identidade tem autoria de Diogo Rocha, que convida a experimentar a excelência da região e as técnicas da gastronomia moderna. Um projeto único e sustentável que utiliza produtos da própria quinta - a Quinta de Lemos. Possui uma estrela Michelin e enquadra-se numa paisagem granítica, com grandes vidraças.

Para quem gosta de explorar as tradições, o Old Tavern Viseu mostra-se opção de eleição. A carta, à base de petiscos e pratos tradicionais, alia o requinte às origens. Neste âmbito, o Terracota segue a mesma linha. Funciona com pedidos à carta ou menu do dia a preços simpáticos.

Como qualquer região do interior, vive-se bem da carne. A Casa Arouquesa é um dos melhores restaurantes de Viseu, com a melhor carne Arouquesa. Para opção de Francesinha, visite o Francesinha É Prá Sé.

O Flora é o local ideal para opções vegetarianas. Informal e descontraído, o menu está focado nos vegetais e no respeito pelo ritmo das estações e da fauna terrestre e marítima.

Capital da Beira Alta

A história de Viseu é parte da luta e da busca pela nossa identidade. A cidade remete para A.C. com os seus castros. A romanização, a partir do século I, deixou vestígios numa construção na muralha de Viseu, mas não foi um processo rápido nem pacifico, pois Viriato, que se diz nascido nesta região, liderou as tribos lusitanas contra os romanos.

Com a romanização, Viseu ganhou grande importância devido ao entroncamento de estradas romanas. Após o declínio do império, deram-se as invasões bárbaras e a cidade foi elevada a cidade e diocese durante o domínio visigótico no séc. VI. Dois séculos mais tarde foi ocupada por muçulmanos. A reconquista da península fez com que a cidade se tornasse palco de luta entre cristãos e muçulmanos.

Os condes D. Teresa e D. Henrique estiveram muitas vezes em Viseu, pelo que o historiador Almeida Fernandes diz que D. Afonso Henriques nasceu em Viseu. Com forais recebidos em 1123 pelos condes, em 1187 por D. Afonso Henriques e confirmados em 1217, a área afirmou-se sempre como local de importância estratégica e comercial. O futuro rei D. Duarte, irmão do Infante, nasceu em Viseu em 1391. No séc. XV, Viseu é doada ao infante D. Henrique, passando o mesmo a ter direito ao título de Duque de Viseu.

Se a história de Viseu se cruza com a construção da identidade nacional no passado, a sua geografia associa-se à diversidade e ao presente, na construção da boa condição física e mental, do lazer e do bem-estar.

O distrito de Viseu situa-se a sul do Rio Douro no meio das Serras do Caramulo, Buçaco, Estrela, Leomil e Montemuro. Com a sua posição central no território Beirão, a cidade é o coração da Região, com altitudes entre os 400 e os 700 m. Esta zona geográfica integra três rios (Vouga, Dão e Pavia), afluentes, ribeiras, montanhas, planaltos, vegetação densa e água pura do Caramulo. É esta diversidade de território que permite programas de lazer e bem-estar.

Conheça praias fluviais e mergulhe em alguns dos rios mais limpos de Portugal, e da Europa. Relaxe num ambiente natural de águas tranquilas e em segurança, dado que a maioria tem vigilância e estruturas de apoio. Passeie em pinhais, por trilhos ou faça um dos percursos da Rede Municipal de Percursos Pedestres, com vários níveis de dificuldade.

Se optar por uns dias nas termas, saiba que a água da Serra do Caramulo é água de nascente, pura e cristalina, para beber ou fazer tratamentos numa paisagem belíssima, calma e muito verde.

Descubra ainda as vinhas do Dão, dispersas pelas áreas montanhosas e cultivadas em solos xistosos e graníticos, protegidas pelas serras e em microclimas, porque esta é uma zona de transição.

Se pretender jogar ou aprender golfe, o Montebelo Golfe está a 10 min. de Viseu, com campo e academiaa. Se quiser experimentar um desporto diferente, faça-o no mesmo local com FOOTGOLF.

Outras recomendações

De cafés a bares, as opções são variadas, com destaque para a Velha Guarda Taverna, cujo nome não engana. O Bottle Bar, com petiscos e o Faros Raiz, café de especialidade com pequeno-almoço e “brunch”.

O espaço Carmo’81 foi recuperado e transformado num local de cultura de Viseu. Apresenta exposições, sessões de cinema, workshops, livrarias, tertúlias e muito mais.

A AndaVer Viseu é a loja onde se pode amar, ver e comprar. Conceito especial onde se complementam vários projetos, marcas, produtos e criações, dando destaque aos produtos nacionais, com destaque para o vestuário.

As iguarias estão aqui sempre presentes e não desiludem! A Chocolataria Delícia permitiu que chocolates tradicionais portugueses - as sombrinhas, os cigarrinhos, os carrinhos, ratinhos e bombons encontrassem o seu lugar em Viseu. Dedicada aos produtores portugueses e produtos regionais, na Que Viso Eu encontra sabores da gastronomia da Beira Alta, Beira Interior, Beira Litoral e Douro.

Com reconhecida qualidade, a Camelis Sinensis (planta do chá), tem destaque e dedicação total na Agulha do Tempo. Aproveite para degustar as combinações de chá e ervas aromáticas e experimentar outras marcas de chá portuguesas.

 

Feira de São Mateus

Antiga Feira Franca de Viseu, foi criada pelo rei D. João I em 1392, através da Carta de Feira. Hoje, a atual Feira de São Mateus, perpetua a tradição anual com mais de seis séculos num recinto com 75 km2, mais de 300 expositores e precisamente no mesmo local onde se realizava. São 49 dias onde será brindado com concertos, eventos desportivos, comida regional e muita diversão.

A programação muda anualmente, no entanto poderá contar sempre com expositores de gastronomia regional, assim como a Meia-Maratona de Viseu e o Torneio de Andebol. Os concertos incluem artistas nacionais e internacionais. 

Para participar nos torneios terá de se inscrever através das plataformas oficiais da Feira. Os concertos são pagos e variam entre os 3 e os 5€. Além do pagamento convencional, existem pulseiras carregáveis, com as quais poderá efetuar pagamentos no recinto.

Itinerários

Viseu - S. Pedro do Sul - Bioparque Carvalhais - Drave: 89 km | 2h17min.

 

Viseu - Serra do Caramulo: 35 km | 34 min.

Viseu - Lamego: 59 km | 40 min. (por autoestrada)

 

Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS


&Cool Guide 4 You

Conteúdo produzido por
Guias Turísticos Coolguide4you

scroll up