Viana do Castelo

Mar à vista

Porquê Viana do Castelo?

Localizada na costa oeste do norte de Portugal e junto à foz do Rio Lima, a deslumbrante Viana do Castelo é um destino imperdível pelas suas maravilhas arquitetónicas, gastronomia e praias. O mar conta muito da história da cidade, pela sua associação aos Descobrimentos e pela pesca do bacalhau. O porto de Viana do Castelo já foi o principal do país na tradição da pesca do fiel amigo.

O Centro Histórico oferece muitos edifícios que merecem atenção, começando pelos Paços do Concelho em pedra de granito. Passeie também pelo bairro antigo de Viana e veja as fachadas das casas em estilo manuelino e palácios rococó. A Basílica de Santa Luzia, dedicada ao sagrado Coração de Jesus, é a “menina dos olhos” dos habitantes da cidade, que do alto do monte os abençoa. 

A qualidade das praias de Viana do Castelo em nada fica a dever às praias mais a sul. Apesar da água mais fria, as praias deslumbram pela beleza paisagística e envolvência natural. Quase todas oferecem acessos a pessoas de mobilidade reduzida, bem como parques de estacionamento. Visite praias como a Praia de Afife, a Praia do Cabedelo e a Praia de Carreço, entre outras. 

O distrito oferece várias ofertas gastronómicas e vinícolas. Experimente o Bacalhau à Moda de Viana, por exemplo. Viana pertence à região dos Vinhos Verdes, por isso não deixe a cidade sem provar este vinho com origem no período de ocupação romana. Para um momento doce, saboreie a Torta de Viana com creme de ovos.

 

Viana do Castelo - Trajes regionais

Símbolo

Trajes regionais

Viana do Castelo - Vista do Monte

Momento Zen

Vista do Monte

Onde ficar

Um destino de eleição como Viana do Castelo exige um alojamento à altura. Fique com algumas sugestões.

Com características monumentais, a Pousada de Viana do Castelo (15% de desconto ACP) destaca-se pelas paredes altas de granito, arcadas largas e vista deslumbrante sobre o rio e foz, oceano, monte, cidade e santuário. Com todas as comodidades de um hotel de 4*, a pousada oferece ainda um restaurante com gastronomia regional e tradicional. O Restaurante Pousada de Viana do Castelo oferece também uma vista panorâmica, dada a sua localização no cume.

Para ficar no centro histórico, tem a Dona Emília Casa de Hóspedes e a Regina Casa Guerreiro. O edifício centenário Dona Emília Casa de Hóspedes proporciona conforto e estilo anos sessenta. Usufrua de uma galeria de arte privada, biblioteca, loja e garagem de bicicletas. O também centenário edifício da Regina Casa Guerreiro, apenas a 15 minutos a pé da praia, oferece oito apartamentos com as comodidades habituais, incluindo máquina de café.

Nas opções de turismo rural, a 4 km do centro e a 3 km das praias de Afife, a Quinta da Boa Viagem é um edifício do séc. XVI, com jardins do séc. XVIII composto por estátuas, fontes e árvores exóticas, bem como alojamento em casas de quinta. Muitos peregrinos com destino a Santiago de Compostela ainda acorrem à capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem neste local. A Quinta do Monteverde (15% de desconto ACP) a 8km do centro, oferece conforto, gastronomia com produtos locais e atividades de lazer, bem como piscina, court de ténis e salão de jogos. Este solar restaurado do séc. XVII oferece tradição, conforto e simpatia.

Outras sugestões: Hotel Laranjeira (15% de desconto ACP), Paço de Lanheses - Turismo Rural (10% de desconto ACP) e o Absoluto Design Hotel (10% de desconto ACP).

Tem ainda a hipótese de aproveitar os 10% de desconto ACP no Camping Orbitur de Viana do Castelo.

A não perder

O bem preservado centro histórico de Viana do Castelo inclui belos edifícios e uma riqueza medieval resultante da atividade marítima e dos Descobrimentos.

Comece na emblemática Praça da Républica, o coração da cidade, com edifícios históricos e comércio. A seguir, visite a Santa Casa da Misericórdia, um edifício monumental de arquitetura maneirista. A Catedral de Viana é uma igreja fortaleza construída no século XV com um belo portal gótico e um interior riquíssimo. Por fim, passeie-se no Jardim da Marginal e relaxe neste espaço-Jardim, o mais antigo de Viana, junto à foz do Lima e com cerca de 20.000 m2.

No Monte de Santa Luzia há muito por descobrir. A Citânia de Santa Luzia fica no monte, perto da Basílica. Aí encontra-se o local onde os mais antigos povoadores da zona habitavam, o castro, e de onde era possível observar os arredores por questões de defesa. No alto do monte, a 228 m, o Santuário de Santa Luzia é um templo neobizantino do século XX, com vistas maravilhosas sobre o rio e a cidade. O elevador inaugurado em 1923 tem uma extensão de 650 m, a maior de Portugal, ligando Viana ao topo do Monte, Santuário e Citânia.

No que diz respeito a museus, o Museu Navio Gil Eannes foi, em primeiro lugar, o navio-hospital que prestou assistência aos pescadores da frota bacalhoeira nas águas geladas do Atlântico Norte. Hoje, é um testemunho vivo da qualidade dos estaleiros navais de Viana. A sua visita, para além da história e do conhecimento do navio, conta ainda com um simulador de navegação.

O Museu do Traje, no centro histórico, além da arquitetura impressionante, possui trajes populares rurais do concelho, domingueiros, de festa e de trabalho, com complementos que caracterizam o traje minhoto. O Museu Municipal e Museu de Artes Decorativas, no Largo de São Domingos, dispõe de coleções de pintura, escultura, arte sacra, mobiliário indo-portugues do século XVIII e azulejaria portuguesa e hispano-árabe. O destaque vai para a faiança antiga portuguesa dos séculos XVII a XIX. 

Para terminar a visita, vá até à Praia do Cabedelo. Entre a areia fina, o azul profundo do oceano e área dunar, desfrute da paisagem natural ou pratique windsurf nesta primeira praia a sul da foz do Rio Lima.

Para saborear

Todos os caminhos culminam na Praça da República, assim como a gastronomia de Viana culmina numa cozinha tradicional nas mais diversas vertentes.

No coração de Viana, a cozinha do restaurante Ó Viana Praça é uma simbiose perfeita de novos sabores com velhas memórias que são despertadas pela influência mediterrânea. Mais afastado do centro, o Restaurante Camelo e o Tasco Regional satisfazem com distinção as barrigas dos clientes.

Para peixe, o Maraberto, a Tasquinha da Linda e a Tasquinha da Praça são restaurantes que garantem peixe e marisco sempre frescos, não esquecendo a inspiração no bacalhau e lulas. 

Para carne, opte pelo Pecado Capital, com uma seleção de carnes e cortes de excelência.

Não se esqueça que, tal como na Pousada de Viana do Castelo, o restaurante da pousada proporciona-lhe até 15% de desconto ACP.

Para uma refeição mais formal, o Louro oferece uma cozinha de autor, a 5 km do centro. Cada prato enaltece aquilo que é tradicional e a história das gentes minhotas.

Alternativas de passeios

O Rio Lima nasce em Espanha, atravessa o Minho, oferece paisagens magníficas e desagua no Atlântico. Ponte de Lima, a mais antiga vila portuguesa, é como um “jardim à beira-rio plantado”. Visite a Ponte que lhe dá o nome, o património arquitetónico, a gastronomia e o vinho verde.

Ainda no Rio Lima, com uma paisagem natural ímpar, Ponte da Barca é outra esplêndida vila. Conheça gravuras rupestres, necrópoles megalíticas, antas e menires, que atestam a sua povoação desde a pré-história.

Arcos de Valdevez é outra encantadora vila raiana banhada pelo rio Vez, principal afluente do Lima. A Porta do Mezio é uma das cinco portas do Parque Nacional Peneda Gerês.

Outras sugestões: percorra a costa entre Viana do Castelo e Valença na direção norte. Moledo é uma aldeia que oferece uma das praias mais bonitas da Região Norte. Dirija-se depois a Caminha, na foz do rio Minho e na fronteira com Espanha. Visite o Miradouro Sino de Mouros, de onde terá uma vista espetacular sobre a Praia do Moledo.

Vila Nova de Cerveira fica a 12,5 km de Caminha e é outra vila raiana que defendeu, várias vezes, o país das investidas espanholas. Destaca-se pelo património histórico, cultural e etnográfico. 

Chegando a Valença, deslumbre-se com esta cidade raiana no alto de uma colina, de onde se pode ver Tui, cidade galega. A fortaleza em merece uma visita, entre outros monumentos. Partindo de Valença, a hora e meia de carro fica o Parque Nacional Peneda-Gerês. Visitar esta área protegida é memorável. Na vegetação exuberante, albergam-se corços, o símbolo do Parque e os lobos ibéricos.

Artesanato

A origem dos Bordados de Viana do Castelo está ligada aos trabalhos efetuados em trajes da região - “O Traje à Vianesa“ ou “Traje à Lavradeira”. Atualmente, encontram-se peças variadas, como atoalhados, sacos de pão, aventais, chinelos, vestuário diverso, entre outros.

A história dos Lenços dos Namorados de Viana remonta ao século XVII que, além de estéticos, celebravam o namoro. Eram bordados em linho ou algodão nas mais variadas cores, o típico colorido do Minho. À medida que se aproximava a idade de casar, as raparigas começavam a bordar os lenços. Quando terminado, o lenço era entregue ao rapaz de quem gostavam e, se este o aceitasse e o utilizasse, o compromisso tornava-se oficial. 

Viana do Castelo é um dos mais importantes centros cerâmicos nacionais e as louças alcançaram grande notoriedade, pela qualidade, arte e manufatura.

A filigrana é a técnica milenar de ourivesaria que remonta a 2000 anos antes de Cristo. Inicialmente, a técnica consistia em soldar os fios de ouro numa folha de metal, sendo normalmente utilizada em capas de livros e outras peças eclesiásticas. Posteriormente, a técnica expandiu-se para a fabricação de jóias, tendo a sua maior expressividade em Viana do Castelo. Destaca-se o Coração de Viana, que surgiu com o culto ao Sagrado Coração de Jesus, atualmente utilizado como símbolo da cidade e reconhecido em todo o mundo.

Outras recomendações

O Aquário Bar (Praia do Cabedelo) respira serenidade e tranquilidade. Um jantar ou uma bebida junto ao mar faz-se aqui.

As noites ganham vida no Ribeiro’s Brewers e no Irish & Co. O primeiro é dos melhores bares de Viana, com uma variedade de cerveja artesanal, petiscos e hambúrgueres. O Irish & Co é um pub com boa música, comida, atendimento e decoração.

Leve uma lembrança tradicional da Ourivesaria D’Prata, com peças clássicas de filigrana de Viana e peças atuais.

O Conto de Fadas abriu em 2011 como loja especializada em caixas de música. Uma enorme variedade de carrosséis, caixas de bailarina, realejos e globos de neve. 

O Universo Encantado é a melhor loja especializada em Lego – brinquedos, acessórios, vestuário e material escolar.

No centro histórico, a Modernística é uma loja dedicada a figuras e outras peças de inspiração tradicional, com desenho exclusivo, original e contemporâneo.

A premissa “Um bom vinho merece ser partilhado” rege a Botts que privilegia as produções muito limitadas, de raros e excelentes vinhos nacionais.

Dia da cidade

D.Maria II elevou a Vila de Viana da Foz a cidade, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, a 20 de Janeiro de 1848, fruto do reconhecimento da coragem e lealdade da guarda do Castelo de Santiago da Barra.

Todos os anos em janeiro, Viana do Castelo celebra com uma série de iniciativas: a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade (atribuição dos títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito) no Teatro Municipal Sá de Miranda, Meia e Mini Maratona e o tradicional espetáculo de cantar as Janeiras no Centro Cultural de Viana do Castelo.

As cerimónias pretendem homenagear as personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados, através do seu trabalho, arte ou dedicação. Destaca-se o “Cantar as Janeiras”, uma iniciativa da Câmara Municipal, que consiste nas Janeiras típicas do arranque do novo ano, com a participação de grupos do concelho. Decorre durante 2 semanas, com percurso assinalado.

Sugestão de itinerários

Itinerário 1: 134 km | 2h14

Viana do Castelo - Ponte de Lima - Ponte da Barca - Arcos de Valdevez - Porta do Mezio - Viana do Castelo

Itinerário 2: 120 km | 1h51

Viana do Castelo - Moledo - Caminha - Vila Nova de Cerveira - Valença - Viana do Castelo

 

Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS


&Cool Guide 4 You

Conteúdo produzido por
Guias Turísticos Coolguide4you

scroll up