A manutenção dos carros elétricos é um dos principais motivos de hesitação na compra. Surgem dúvidas: devido à tecnologia envolvida, é mais complexa do que o habitual? Os custos associados são maiores?
Em princípio, as revisões serão mais espaçadas e os preços tendem a ser inferiores. Saiba tudo, já a seguir.
O motor
É precisamente no motor que reside a explicação da menor exigência associada à manutenção dos carros elétricos. Isto porque o motor destes veículos é muito menos complexo do que um motor a combustão: desde logo, devido ao menor número de componentes.
Assim, este tipo de viaturas não traz preocupações (e, claro, gastos) com alguns dos componentes frequentemente verificados e trocados nos automóveis convencionais. Elementos como o óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, correias de distribuição ou velas, por exemplo.
Além disso, a principal causa de desgaste nos veículos de combustão interna prende-se com a existência de atrito. Este fator não existe nos motores elétricos, uma vez que o movimento é gerado pela criação de campos eletromagnéticos.
Ainda assim, há peças indiretamente associadas ao motor que se mantêm nos carros elétricos. É o caso do radiador, destinado aos sistemas de refrigeração ou do ar condicionado.
A bateria
No que diz respeito à manutenção dos carros elétricos, a bateria é o elemento mais sensível e que requer maior atenção porque a sua substituição (total ou apenas de um módulo) pode acarretar custos avultados.
Tal como nos telemóveis, as baterias dos veículos elétricos vão perdendo eficiência com o uso. Em média, estima-se que durem entre 15 e 20 anos, mas a adoção de cuidados pode ajudar a prolongar a sua vida útil. Por exemplo, é aconselhável como medida de manutenção dos carros elétricos:
- Não deixar descarregar a bateria abaixo dos 10%, nem carregá-la acima dos 80%
- Reservar os carregamentos rápidos apenas para emergências
- Não colocar o veículo a carregar imediatamente após a sua utilização
- Proteger a viatura de temperaturas extremas (muito frias ou demasiado quentes)
- Evitar a exposição solar durante o carregamento
O sistema de refrigeração
O sistema de refrigeração assegura que as peças do motor se encontram a uma temperatura adequada. Dessa forma, o veículo pode utilizar-se em condições perfeitas de eficiência. Como tal, um dos pontos fundamentais na manutenção dos carros elétricos é a verificação deste sistema e dos níveis do líquido de refrigeração.
Os travões
As pastilhas e os discos dos travões estão entre os aspetos a inspecionar quando os veículos elétricos vão à oficina. Contudo, importa notar que o seu desgaste é inferior ao observado nos carros convencionais. Isto devido a uma característica importante dos elétricos: a travagem regenerativa.
Este sistema permite que a energia do motor elétrico seja recuperada durante os momentos de travagem ou desaceleração. No entanto, apesar de este mecanismo contribuir para a maior preservação das pastilhas e dos discos dos travões, é recomendável efetuar uma revisão periódica, consoante a quilometragem indicada pelo fabricante.
Os pneus
Os carros elétricos podem usar os mesmos pneus dos carros com motor de combustão. Porém, o mercado disponibiliza modelos específicos, em função das suas características. Especialmente se considerarmos que o desgaste dos pneus nos elétricos é maior, pois estes automóveis são cerca de 20% a 30% mais pesados do que os tradicionais devido, sobretudo, às baterias.
Além disso, os elétricos têm um poder de aceleração maior, o que também contribui para a deterioração dos pneus. Assim, importa escolher modelos capazes de assegurar o melhor desempenho e autonomia, bem como uma menor resistência ao rolamento.
Habitualmente, a vida útil de um pneu situa-se nos cinco anos — ou quando é atingido o limite de profundidade mínima dos sulcos, de 1,6 milímetros em toda a largura e em toda a extensão da banda de rodagem. Todavia, há fatores a considerar ao ponderar a sua substituição: o estilo de condução, o tipo de piso, o clima, o estado das estradas ou a frequência de utilização.
O filtro de ar e o ar condicionado
A verificação destes elementos é indispensável na manutenção dos carros elétricos. O circuito de ar condicionado pertence ao sistema de climatização, já o filtro de ar do habitáculo integra o sistema de ventilação. Este último destina-se a impedir a passagem para o interior do veículo de partículas externas, como pó, pólen e outras. Desse modo, assegura uma melhor qualidade do ar na viatura. O filtro do habitáculo em boas condições retém cerca de 80% de elementos nocivos.
Quando e onde efetuar a manutenção de um carro elétrico?
A periodicidade da manutenção dos veículos elétricos deve seguir as indicações do fabricante. Regra geral, é aconselhável uma revisão a cada 12 meses (ou 15.000 km).
Por se tratar de uma tecnologia recente e específica, procure profissionais certificados para a reparação de problemas. Em caso de dúvidas, verifique junto da marca da sua viatura.
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