O Citroën SM de 1972 de Johan Cruyff integra o leilão comemorativo da carreira daquele futebolista, que inclui ainda 100 edições numeradas da sua auto-biografia “Johan Cruyff – My Turn”.
O sorteio deste icónico carro será feito entre os vencedores das edições com os números 1,9,14,47 e 68 e que representam marcos da vida do futebolista.
Johan Cruyff é considerado por muitos especialistas do mundo do desporto como um dos melhores futebolistas da sua geração. O holandês, que representou clubes como o Ajax e o FC Barcelona, enquanto jogador e treinador, tem agora, em sua homenagem, um leilão comemorativo da sua carreira profissional, que decorre até 22 de novembro, na Catawiki (www.catawiki.pt), plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento.
O leilão conta com 100 exemplares da sua autobiografia – “Johan Cruyff – My Turn”. Todos os exemplares estão numerados, sendo que os livros com os números 1, 9, 14, 47 e 68 participarão do sorteio do famoso Citroën SM de 1972 que pertenceu a Johan Cruyff.
Segundo Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki para Portugal e Espanha, este é um leilão com um valor simbólico muito elevado: “Johan Cruyff é considerado um dos maiores futebolistas do seu tempo, com uma carreira brilhante que não fica indiferente a nenhum seguidor deste desporto. Acreditamos que será um leilão com uma forte adesão, também pela componente solidária do mesmo, que em norma suscita um maior interesse e participação”. Uma parte das receitas deste leilão será doada à Fundação Johan Cruyff.
O leilão é composto por 100 caixas de edição limitada que incluem os livros que retratam a história do futebolista holandês, as suas origens humildes, curiosidades da sua vida, o seu trajeto enquanto futebolista no Ajax e o seu percurso no FC Barcelona, enquanto jogador e treinador. São mais de 300 páginas escritas na primeira pessoa, em colaboração com o jornalista Jaap de Groot. Esta edição de luxo inclui a versão em inglês da auto-biografia, intitulada de “My Turn” e a versão em holandês, “Miijn Verhaal”. O livro é encadernado em pele e acompanhado por uma caixa feita à mão e desenhada pelo artista Marco van Trigt.
As caixas leiloadas com os números 1, 9, 14, 47 e 68 entrarão no sorteio e terão a oportunidade de vencer este Citroën único que pertenceu ao jogador. Estes números não foram escolhidos ao acaso, e todos têm um significado na vida de Cruyff. O 9 e o 14 representam os números que apresentou enquanto jogador, 1947 é o seu ano de nascimento e 68 é a idade com que Johan Cruyff faleceu.
O leilão está dividido em duas partes: a primeira tem início com o leilão de 50 exemplares da biografia e que termina a 22 de novembro. O leilão seguinte inicia-se a 2 de dezembro, com os restantes 50 exemplares. Assim que este leilão terminar será feito o sorteio do icónico carro do futebolista.
Para consultar este leilão, clique em: www.catawiki.pt/cruyff