Apresentadas em novembro e aprovadas pelo parlamento em fevereiro, as mais recentes mudanças ao Código da Estrada representam uma autêntica “revolução” para os motociclistas e continuam a ser alvo de críticas por parte do ACP.
Entre as muitas medidas que entram agora em vigor, uma das mais polémicas é a possibilidade de os motociclos e triciclos poderem circular nas faixas BUS sem ser necessária a autorização.
Recorde-se que até agora os motociclos só podiam circular nestas vias com autorização das Câmaras Municipais, da ANSR e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Tal como aquando da sua apresentação, o ACP opõe-se a estas mudanças, alertando que as mesmas constituem um risco para a segurança rodoviária.
Em contrapartida, o clube defende que, para melhorar a mobilidade, seria mais eficaz a aposta em soluções como o transporte público mais eficiente, a criação de parques dissuasores na periferia das cidades, o melhoramento das infraestruturas e ainda um reforço da formação dos condutores.
Também nesta edição, damos-lhe a conhecer a nova Opel Astra ST Electric, a primeira carrinha 100% elétrica da marca alemã e candidata na categoria “Familiares” do concurso ACP Elétrico do Ano.
Por fim, recordamos o Passeio dos Alemães, um evento que na sua sexta edição levou mais de uma centena de clássicos até Óbidos, num verdadeiro desfile de elegância.