Cada vez mais uma opção de mobilidade em meio urbano, os motociclos viram os seus “direitos” reforçados com a chegada do mês de abril.
Desde o dia 1 passou a ser permitida a circulação de motociclos e triciclos nas faixas BUS sem necessidade de autorização.
Recorde-se que até esta alteração, os motociclos só podiam circular nestas vias com autorização das Câmaras Municipais, da ANSR e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
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Outra novidade diz respeito ao estacionamento de motociclos. Até 31 de dezembro as entidades responsáveis vão ter de destinar 5% dos espaços em parques em vias urbanas a motociclos e triciclos motorizados.
Aquando da aprovação destas mudanças, o PS propôs também que os motociclos pudessem circular entre filas de veículos.
Para tal teriam de se reunir três condições: velocidade máxima de 30 km/h; obrigatoriedade de manter uma distância de segurança lateral em relação aos automóveis e a proibição de ultrapassagem pela direita salvo situações de trânsito parado.
O ACP sempre se opôs a esta medida, recordando que esta constituía um risco acrescido para a segurança rodoviária.
Em alternativa, o clube defende que, para melhorar a mobilidade, seria mais eficaz a aposta em soluções como o transporte público mais eficiente, a criação de parques dissuasores na periferia das cidades, o melhoramento das infraestruturas e ainda um reforço da formação dos condutores.