Aos poucos o projeto da terceira travessia sobre o Tejo vai-se dando a conhecer e, ao que tudo indica, a muito aguardada ligação entre Chelas e Barreiro vai permitir a circulação de comboios e automóveis.
Segundo apurou o jornal Expresso, a nova ponte vai medir sete quilómetros, terá seis vias para automóveis e quatro para comboios (convencionais e de alta velocidade), assumindo-se como uma parte crucial do projeto do TGV em Portugal.
Inicialmente, o Governo apontava para uma ponte apenas ferroviária (mais barata), mas a solução rodoferroviária, defendida pela Infraestruturas de Portugal, acabou por “conquistar” o executivo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Esta solução aumenta o custo da nova ponte em 600 milhões de euros e estava prevista no estudo entregue ao Governo pela Infraestruturas de Portugal no final do ano passado.
Com um custo total de 2,2 mil milhões de euros, a terceira travessia do Tejo só terá de estar pronta quando entrar em funcionamento o novo aeroporto Luís de Camões que, recorde-se, será em Alcochete.
Tendo isto em conta, o executivo aponta a conclusão da sua construção para 2034. Quanto ao lançamento do concurso para a sua construção, o Governo pretende lançá-lo até março de 2030.
A razão é simples, é nesse ano que terminam os contratos de concessão das Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril. Dessa forma, a nova ponte poderia ser incluída num novo contrato de concessão.