ACP-BP

Pub

Raro Porsche Roadster entra para o Registo Nacional de Veículos Históricos nos EUA

| Revista ACP

Esta unidade do desportivo alemão é uma de 16 especialmente produzidas para pilotos americanos na década de 50.

Porsche-America-Roadster--1

Único programa reconhecido pelo governo federal que documenta o significado cultural de um automóvel nos EUA, o Registo Nacional de Veículos Históricos não está reservado a automóveis produzidos naquele país.

A prova disso é a entrada do Porsche America Roadster 1952 (Type 540) para este registo. O anúncio da inscrição do desportivo alemão neste registo — é o 34º veículo a integrar esta lista — foi feito no dia 10 de junho pela Hagerty Drivers Foundation.

Quanto a este Porsche America Roadster 1952 (Type 540), é um de 16 exemplares com carroçaria em alumínio produzidos especialmente pela marca alemã para pilotos norte-americanos. Com o chassis número 12336, é o único exemplar que saiu da linha de produção pintado na cor “Fire Red” e com um interior cinza-claro.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Equipado com um motor de quatro cilindros naturalmente aspirado com dois carburadores Solex, o America Roadster 1952 (Type 540) conta com 70 cv que são enviados às rodas traseiras por intermédio de uma caixa manual de cinco velocidades.

Originalmente propriedade de John Crean e com várias vitórias no palmarés, este Porsche foi comprado pelo colecionador Bob Ingram em 2009. Em 2018 foi alvo de um restauro e conquistou o terceiro lugar na sua categoria no “Pebble Beach Concours d'Elegance”.

Apesar de ter sido inscrito no Registo Nacional de Veículos Históricos, este Porsche America Roadster não será “escondido” do público. Para setembro está prevista a sua presença no National Mall em Washington durante o evento “Carros da Capital” organizado pela Hagerty Drivers Foundation.

scroll up